História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biffi, Lorena Carolina Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Lucieli Maria Trivizoli da Silva
id UEM-10_a3080445a23675b8e34e6162b7299f89
oai_identifier_str oai:localhost:1/5808
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professorLivro didático - MatemáticaPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Educação matemáticaHistória da matemática371.32Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof.ª Dr.ª Lucieli Maria Trivizoli da SilvaDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018RESUMO: Nesta pesquisa objetivamos identificar e analisar a presença da História da Matemática no manual do professor das seis coleções de Livros Didáticos de Matemática de Ensino Médio, recomendadas pelo Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, a fim de verificar de que maneira a História da Matemática aparece no Manual do Professor. Esta proposta é motivada pela importância atribuída ao uso da História da Matemática como ferramenta na construção do conhecimento por diversos estudiosos, por recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de que essa estratégia seja utilizada com o objetivo de propiciar uma aprendizagem com significado, não apenas como uma curiosidade presente no início ou fim de cada tópico, e pelo fato de o Guia do PNLD levá-la em conta ao avaliar os livros a serem adotados pelos docentes. Deste modo, definimos nossa questão de pesquisa: "como a História da Matemática aparece no manual do professor das coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovadas pelo guia do PNLD de 2015?". Nossa análise foi baseada nas classificações propostas por Maria Isabel Zanutto Bianchi, em "Uma reflexão sobre a presença da História da Matemática nos livros didáticos" (2006) para classificar as aparições da História nesses materiais. Entre os resultados, verificamos que a maior parte das menções se caracteriza como uso da História da Matemática como informação, o que vem sendo verificado em outras pesquisas que analisaram livros didáticos, mas uma das coleções analisadas obteve um total de 34,5% de menções classificadas como Estratégia Didática, em que a História da Matemática é incorporada por meio de situações construídas a partir de dificuldades ou facilidades que ocorreram durante o desenvolvimento de determinado tema. Constatamos uma média de duas menções históricas caracterizadas como Estratégia Didática em cada livro. Percebemos ainda a necessidade de uma maior atenção por parte dos pesquisadores com relação ao Manual do Professor, que tem critérios específicos a serem seguidos e visa fornecer suporte ao docente, indo além do que é proposto no livro do alunoABSTRACT: In this research, we aimed to identify and examine the presence of the History of Mathematics within the teacher's manual throughout the six collections of High School Mathematics Didactic Books, recommended by the Guide of the Didactic Book of the National Didactic Book’s Plan (PNLD) of 2015, in order to survey how the History of Mathematics appears in the Teacher's Manual. This proposal is driven by the importance attributed in the use of the History of Mathematics as a tool in the construction of knowledge by several researchers, by the recommendation of the National Curricular Parameters that this strategy can be used in order to provide meaningful learning, not only as a curiosity present at the beginning or the end of each topic, and because the PNLD Guide takes it into consideration when evaluating the books that will be adopted by the teachers. Thus, we set our research question as: "How does the History of Mathematics appear in the teacher's manual of the High School Mathematics Didactic Book collections approved by the 2015 PNLD guide?" Our analysis was based on the classifications suggested by Maria Isabel Zanutto Bianchi in "A reflection over the presence of the History of Mathematics in Didactic Books" (2006) to sort the appearances of History in these subjects. Among the results, we found that most of the entries is characterized as using the History of Mathematics as an information, which has been observed in other studies that analyzed Didactic Books, but one of the analyzed collections obtained a total of 34.5% of mentions classified as Teaching Strategy, in which the History of Mathematics is incorporated through constructed situations from difficulties or easiness that occurred during the development of a certain theme. We found an average of two historical mentions characterized as a Teaching Strategy in each book. We also noticed the need for greater attention from researchers in relation to the Teacher's Manual, which has specific criteria to be followed and aims to provide support to teachers, going beyond what is proposed in the student’s book122 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasSilva, Lucieli Maria Trivizoli daSilva, Mariana Feiteiro CavalariKato, Lilian AkemiBiffi, Lorena Carolina Rosa2021-11-10T14:25:21Z2021-11-10T14:25:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBIFFI, Lorena Carolina Rosa. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 10 nov. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-10T14:58:28Zoai:localhost:1/5808Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:13.877183Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
title História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
spellingShingle História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
Biffi, Lorena Carolina Rosa
Livro didático - Matemática
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação matemática
História da matemática
371.32
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
title_full História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
title_fullStr História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
title_full_unstemmed História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
title_sort História da matemática em livros didáticos do ensino médio : um olhar a partir do manual do professor
author Biffi, Lorena Carolina Rosa
author_facet Biffi, Lorena Carolina Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lucieli Maria Trivizoli da
Silva, Mariana Feiteiro Cavalari
Kato, Lilian Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Biffi, Lorena Carolina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático - Matemática
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação matemática
História da matemática
371.32
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Livro didático - Matemática
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação matemática
História da matemática
371.32
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Lucieli Maria Trivizoli da Silva
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-11-10T14:25:21Z
2021-11-10T14:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIFFI, Lorena Carolina Rosa. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 10 nov. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808
identifier_str_mv BIFFI, Lorena Carolina Rosa. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 10 nov. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841435677294592