Leitura "en sincro": o funcionamento metafórico na crítica de Josefina Ludmer
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/754 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma leitura da metáfora “en sincro” na discursividade de Aquí América latina: Una especulación, de Josefina Ludmer (2010a). Para isso, compreendemos a metáfora constituída por um deslizamento de sentidos, entre uma formação discursiva e outra, do ponto de vista de Michel Pêcheux, analista de discurso, mas também mobilizamos, para nossa leitura da metáfora, as reflexões de outros autores pós-estruturalistas. Entendemos que a metáfora “en sincro” propõe uma leitura do texto, como a crítica de Ludmer, mas, também, serve para pensar outros textos críticos, teóricos e ficcionais. Lidos “en sincro”, esses textos são apresentados numa relação de simultaneidade, sem distinções de ordem cronológica, e desse modo sem hierarquias. Por outro lado, “en sincro” pode funcionar também como uma leitura do leitor, como a própria imagem de Ludmer, que lê vários discursos, e não só o literário, ao mesmo tempo, e “especula” sobre eles, sem definir-se como uma leitora restrita a um campo específico, como o da crítica literária. A partir disso, nosso foco é traçar a historicidade dos sentidos constituídos nessa metáfora, buscando compreender o que é ler “en sincro”. Nesse aspecto, reconstruímos as “condições de aparecimento” dessa metáfora, na sua relação com a memória discursiva, como aquilo que determina o deslizamento de sentidos, indicando a relação com o “já dito” e com o sócio-histórico. Nesse sentido, buscamos compreender os deslizes metafóricos, isto é, outras imagens no texto de Ludmer que podem ser lidas como modos de especulação dessa metáfora, em especial, da leitura “en sincro”. Propomos, ainda, a metáfora como uma leitura dos modos de especulação da crítica, no texto de Josefina Ludmer. |
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Por outro lado, “en sincro” pode funcionar também como uma leitura do leitor, como a própria imagem de Ludmer, que lê vários discursos, e não só o literário, ao mesmo tempo, e “especula” sobre eles, sem definir-se como uma leitora restrita a um campo específico, como o da crítica literária. A partir disso, nosso foco é traçar a historicidade dos sentidos constituídos nessa metáfora, buscando compreender o que é ler “en sincro”. Nesse aspecto, reconstruímos as “condições de aparecimento” dessa metáfora, na sua relação com a memória discursiva, como aquilo que determina o deslizamento de sentidos, indicando a relação com o “já dito” e com o sócio-histórico. Nesse sentido, buscamos compreender os deslizes metafóricos, isto é, outras imagens no texto de Ludmer que podem ser lidas como modos de especulação dessa metáfora, em especial, da leitura “en sincro”. Propomos, ainda, a metáfora como uma leitura dos modos de especulação da crítica, no texto de Josefina Ludmer.This study presents a way of reading the metaphor "en synchro" in the discursivity of Aquí América latina: Una especulación, by Josefina Ludmer (2010a). For this purpose, we understand the metaphor as constituted by a sliding of meaning between one discursive formation and another, starting with Michel Pêucheux’s point of view, a discourse analyst, but we also mobilize other post-structuralist authors’ thoughts for our understanding of the metaphor. We understand that the metaphor "en synchro" proposes a way to read the text like Ludmer’s criticism, but it also makes us think about other critical, theoretical and fictional texts. When read "en synchro", these texts are displayed in a relationship of simultaneity, with no distinction of chronological order, and thus, without hierarchies. On the other hand, "en synchro" may also function as the way a reader understands it, like the image of Ludmer’s itself, who reads various discourses at the same time, and not only the literary ones, and "speculates" on them, without defining herself as a restricted reader to a specific field, like the literary critic. Based on that, our focus is to trace the historicity of the meanings constituted in this metaphor, trying to understand what it is to read "en sincro." In this regard, we reconstructed the "conditions of appearance" of this metaphor, in its relation with the discursive memory as the thing that determines the sliding of meaning, indicating the relationship with what was "already said" and the socio-historical aspects. In doing so, we seek to understand the metaphorical slides, namely other images in Ludmer’s text that can be read as speculation modes of this metaphor, particularly in reading "en synchro." We also propose the metaphor as a way of reading the speculation modes of the critic in Josefina Ludmer’s text.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-17T17:02:20Z No. of bitstreams: 1 LOSINA.pdf: 1406164 bytes, checksum: d4713f4e770b11e53c339aa41ede52a9 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:47:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOSINA.pdf: 1406164 bytes, checksum: d4713f4e770b11e53c339aa41ede52a9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-19T17:47:10Z (GMT). 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