A luta por terra, pão e saber: a escola forjada na pedagogia da luta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2020 |
Resumo: | O trabalho objetiva uma breve abordagem teórica a cerca do movimento percorrido pelas famílias Sem Terra (MST) no interior do Complexo Cajati, Cascavel/PR, desde a efetiva ocupação na década de 1990, aos dias atuais, período de maior instabilidade no Assentamento, com a conquista da terra. Junto da luta dessas famílias pela terra, pela Reforma Agrária e dignidade, trás a reivindicação pela Escola. Diante disso a conquista da Escola Itinerante no contexto do acampamento, anterior a conquista da terra, todavia com relações intrínsecas e esta será efetiva posteriormente no assentamento. A conquista da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares, tornou-se possível pela luta das inúmeras famílias que integraram o Acampamento Dorcelina Folador, no ano 2003. Essas ousaram reivindicar aquilo que era de direito, ao compreender que somente a terra não bastava. O trabalho esta organizado em três partes de maneira que a primeira objetiva entender algumas das determinações sociais profícuas a origem do MST enquanto um movimento social organizado nacionalmente nos últimos 33 anos, tendo como instrumento efetivo de luta a ocupação e questionamento da propriedade privada e do latifúndio improdutivo. A segunda parte aborda a trajetória histórica do Assentamento Valmir Mota de Oliveira, a partir do conjunto dos acampamentos da região que foram integrando a luta pela terra neste território. Por fim objetiva entender os passos percorridos na construção da Escola dos Sem Terra, ela como uma força viva no contexto da luta de classe, diante disso a luta pelo reconhecimento estatal num território de lutas e desafios constantes. Para isso será realizado um apanhado histórico da educação do campo, da constituição escolar desde o marco inicial anterior ao Acampamento Dorcelina Folador. |
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Essas ousaram reivindicar aquilo que era de direito, ao compreender que somente a terra não bastava. O trabalho esta organizado em três partes de maneira que a primeira objetiva entender algumas das determinações sociais profícuas a origem do MST enquanto um movimento social organizado nacionalmente nos últimos 33 anos, tendo como instrumento efetivo de luta a ocupação e questionamento da propriedade privada e do latifúndio improdutivo. A segunda parte aborda a trajetória histórica do Assentamento Valmir Mota de Oliveira, a partir do conjunto dos acampamentos da região que foram integrando a luta pela terra neste território. Por fim objetiva entender os passos percorridos na construção da Escola dos Sem Terra, ela como uma força viva no contexto da luta de classe, diante disso a luta pelo reconhecimento estatal num território de lutas e desafios constantes. Para isso será realizado um apanhado histórico da educação do campo, da constituição escolar desde o marco inicial anterior ao Acampamento Dorcelina Folador.El trabajo objetiva un breve abordaje teórico a cerca del movimiento recorrido por las familias Sin Tierra (MST) en el interior del Complejo Cajati, Cascavel / PR, desde la efectiva ocupación en la década de 1990, a los días actuales, período de mayor inestabilidad en el Asentamiento, con la conquista de la tierra. Junto a la lucha de esas familias por la tierra, por la Reforma Agraria y la dignidad, tras la reivindicación por la Escuela. Ante la conquista de la Escuela Itinerante en el contexto del campamento, anterior a la conquista de la tierra, todavía con relaciones intrínsecas y ésta será efectiva posteriormente en el asentamiento. La conquista de la Escuela Itinerante Zumbi dos Palmares, se hizo posible por la lucha de las innumerables familias que integraron el Campamento Dorcelino Folador, en el año 2003. Estas se atrevieron a reivindicar aquello que era de derecho, al comprender que solamente la tierra no bastaba. El trabajo esta organizado en tres partes de manera que la primera objetiva entender algunas de las determinaciones sociales provechosas el origen del MST como un movimiento social organizado nacionalmente en los últimos 33 años, teniendo como instrumento efectivo de lucha la ocupación y cuestionamiento de la propiedad privada y del latifundio improductivo. La segunda parte aborda la trayectoria histórica del Asentamiento Valmir Mota de Oliveira, a partir del conjunto de los campamentos de la región que fueron integrando la lucha por la tierra en este territorio. Por fin objetiva entender los pasos recorridos en la construcción de la Escuela de los Sin Tierra, ella como una fuerza viva en el contexto de la lucha de clase, ante ello la lucha por el reconocimiento estatal en un territorio de luchas y desafíos constantes. Para ello se realizará un recuento histórico de la educación del campo, de la constitución escolar desde el marco inicial anterior al Campamento Dorcelina Folador.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-02T12:41:25Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 2301631 bytes, checksum: edb3ab09eeefcd73b08c8b390948ff05 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:31:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 2301631 bytes, checksum: edb3ab09eeefcd73b08c8b390948ff05 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-03T16:31:54Z (GMT). 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