LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jeferson Rodrigo da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966
Resumo: Pressupondo que os livros didáticos devem ser pensados como objetos culturais complexos, este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica, fundamentada na história da leitura, que compreende o livro didático como um documento histórico. Neste sentido, apresentamos quatro abordagens possíveis para a análise que objetiva o estudo dos manuais no que se refere à criação, à produção editorial, à comercialização, à circulação, à apropriação, à utilização e à leitura(s). Estas quatro abordagens permitemrefletir sobre: o livro como objeto de múltiplas leituras; o autodidatismo e a censura; as pesquisas ligadas à história do livro didático e a dimensão mercadológica. Apresentando cada uma delas, são abordadas as possibilidades de análises, as questões possíveis e os limites que esse tipo de análise do livro didático pode apresentar ao pesquisador. Ao final, conclui-se que a proposta é pertinente para entender a complexidade do livro didático quando este é entendido como um documento histórico.
id UFG-10_36be6297590afde9fc8431819c81def6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28966
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEMHistória da leituraLivro didáticoPráticas de leituraComplexidadeHistória e ensino.Pressupondo que os livros didáticos devem ser pensados como objetos culturais complexos, este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica, fundamentada na história da leitura, que compreende o livro didático como um documento histórico. Neste sentido, apresentamos quatro abordagens possíveis para a análise que objetiva o estudo dos manuais no que se refere à criação, à produção editorial, à comercialização, à circulação, à apropriação, à utilização e à leitura(s). Estas quatro abordagens permitemrefletir sobre: o livro como objeto de múltiplas leituras; o autodidatismo e a censura; as pesquisas ligadas à história do livro didático e a dimensão mercadológica. Apresentando cada uma delas, são abordadas as possibilidades de análises, as questões possíveis e os limites que esse tipo de análise do livro didático pode apresentar ao pesquisador. Ao final, conclui-se que a proposta é pertinente para entender a complexidade do livro didático quando este é entendido como um documento histórico.Universidade Federal de Goiás2014-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966Revista de Teoria da História; Vol. 5 No. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-197Revista de Teoria da História; v. 5 n. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-1972175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966/16137Silva, Jeferson Rodrigo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:45:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28966Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:45:43Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
title LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
Silva, Jeferson Rodrigo da
História da leitura
Livro didático
Práticas de leitura
Complexidade
História e ensino.
title_short LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
title_full LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
title_sort LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
author Silva, Jeferson Rodrigo da
author_facet Silva, Jeferson Rodrigo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jeferson Rodrigo da
dc.subject.por.fl_str_mv História da leitura
Livro didático
Práticas de leitura
Complexidade
História e ensino.
topic História da leitura
Livro didático
Práticas de leitura
Complexidade
História e ensino.
description Pressupondo que os livros didáticos devem ser pensados como objetos culturais complexos, este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica, fundamentada na história da leitura, que compreende o livro didático como um documento histórico. Neste sentido, apresentamos quatro abordagens possíveis para a análise que objetiva o estudo dos manuais no que se refere à criação, à produção editorial, à comercialização, à circulação, à apropriação, à utilização e à leitura(s). Estas quatro abordagens permitemrefletir sobre: o livro como objeto de múltiplas leituras; o autodidatismo e a censura; as pesquisas ligadas à história do livro didático e a dimensão mercadológica. Apresentando cada uma delas, são abordadas as possibilidades de análises, as questões possíveis e os limites que esse tipo de análise do livro didático pode apresentar ao pesquisador. Ao final, conclui-se que a proposta é pertinente para entender a complexidade do livro didático quando este é entendido como um documento histórico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966/16137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 5 No. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-197
Revista de Teoria da História; v. 5 n. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-197
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1809730281204088832