LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966 |
Resumo: | Pressupondo que os livros didáticos devem ser pensados como objetos culturais complexos, este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica, fundamentada na história da leitura, que compreende o livro didático como um documento histórico. Neste sentido, apresentamos quatro abordagens possíveis para a análise que objetiva o estudo dos manuais no que se refere à criação, à produção editorial, à comercialização, à circulação, à apropriação, à utilização e à leitura(s). Estas quatro abordagens permitemrefletir sobre: o livro como objeto de múltiplas leituras; o autodidatismo e a censura; as pesquisas ligadas à história do livro didático e a dimensão mercadológica. Apresentando cada uma delas, são abordadas as possibilidades de análises, as questões possíveis e os limites que esse tipo de análise do livro didático pode apresentar ao pesquisador. Ao final, conclui-se que a proposta é pertinente para entender a complexidade do livro didático quando este é entendido como um documento histórico. |
id |
UFG-10_36be6297590afde9fc8431819c81def6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28966 |
network_acronym_str |
UFG-10 |
network_name_str |
Revista de Teoria da História |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEMHistória da leituraLivro didáticoPráticas de leituraComplexidadeHistória e ensino.Pressupondo que os livros didáticos devem ser pensados como objetos culturais complexos, este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica, fundamentada na história da leitura, que compreende o livro didático como um documento histórico. Neste sentido, apresentamos quatro abordagens possíveis para a análise que objetiva o estudo dos manuais no que se refere à criação, à produção editorial, à comercialização, à circulação, à apropriação, à utilização e à leitura(s). Estas quatro abordagens permitemrefletir sobre: o livro como objeto de múltiplas leituras; o autodidatismo e a censura; as pesquisas ligadas à história do livro didático e a dimensão mercadológica. Apresentando cada uma delas, são abordadas as possibilidades de análises, as questões possíveis e os limites que esse tipo de análise do livro didático pode apresentar ao pesquisador. Ao final, conclui-se que a proposta é pertinente para entender a complexidade do livro didático quando este é entendido como um documento histórico.Universidade Federal de Goiás2014-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966Revista de Teoria da História; Vol. 5 No. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-197Revista de Teoria da História; v. 5 n. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-1972175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966/16137Silva, Jeferson Rodrigo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:45:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28966Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:45:43Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
title |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
spellingShingle |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM Silva, Jeferson Rodrigo da História da leitura Livro didático Práticas de leitura Complexidade História e ensino. |
title_short |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
title_full |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
title_fullStr |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
title_full_unstemmed |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
title_sort |
LIVRO DIDÁTICO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: POSSIBILIDADES, QUESTÕES E LIMITES DE ABORDAGEM |
author |
Silva, Jeferson Rodrigo da |
author_facet |
Silva, Jeferson Rodrigo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jeferson Rodrigo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da leitura Livro didático Práticas de leitura Complexidade História e ensino. |
topic |
História da leitura Livro didático Práticas de leitura Complexidade História e ensino. |
description |
Pressupondo que os livros didáticos devem ser pensados como objetos culturais complexos, este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica, fundamentada na história da leitura, que compreende o livro didático como um documento histórico. Neste sentido, apresentamos quatro abordagens possíveis para a análise que objetiva o estudo dos manuais no que se refere à criação, à produção editorial, à comercialização, à circulação, à apropriação, à utilização e à leitura(s). Estas quatro abordagens permitemrefletir sobre: o livro como objeto de múltiplas leituras; o autodidatismo e a censura; as pesquisas ligadas à história do livro didático e a dimensão mercadológica. Apresentando cada uma delas, são abordadas as possibilidades de análises, as questões possíveis e os limites que esse tipo de análise do livro didático pode apresentar ao pesquisador. Ao final, conclui-se que a proposta é pertinente para entender a complexidade do livro didático quando este é entendido como um documento histórico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966 |
url |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966/16137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História; Vol. 5 No. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-197 Revista de Teoria da História; v. 5 n. 1 (2011): Historiografia Pós-moderna; 177-197 2175-5892 reponame:Revista de Teoria da História instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Revista de Teoria da História |
collection |
Revista de Teoria da História |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistateoriadahistoria@hotmail.com |
_version_ |
1809730281204088832 |