OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barom, Wilian Carlos Cipriani
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419
Resumo: Realizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando.
id UFG-10_5f2cbf39a0bcbde349ecafd591b372ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33419
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da históriaRealizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-67Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-672175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419/17695Barom, Wilian Carlos Ciprianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33419Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
title OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
spellingShingle OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
Barom, Wilian Carlos Cipriani
title_short OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
title_full OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
title_fullStr OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
title_full_unstemmed OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
title_sort OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
author Barom, Wilian Carlos Cipriani
author_facet Barom, Wilian Carlos Cipriani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barom, Wilian Carlos Cipriani
description Realizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419/17695
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-67
Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-67
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1809730281527050240