OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419 |
Resumo: | Realizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando. |
id |
UFG-10_5f2cbf39a0bcbde349ecafd591b372ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33419 |
network_acronym_str |
UFG-10 |
network_name_str |
Revista de Teoria da História |
repository_id_str |
|
spelling |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da históriaRealizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-67Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-672175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419/17695Barom, Wilian Carlos Ciprianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33419Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
title |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
spellingShingle |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história Barom, Wilian Carlos Cipriani |
title_short |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
title_full |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
title_fullStr |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
title_full_unstemmed |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
title_sort |
OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história |
author |
Barom, Wilian Carlos Cipriani |
author_facet |
Barom, Wilian Carlos Cipriani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barom, Wilian Carlos Cipriani |
description |
Realizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419 |
url |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419/17695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-67 Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 15-67 2175-5892 reponame:Revista de Teoria da História instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Revista de Teoria da História |
collection |
Revista de Teoria da História |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistateoriadahistoria@hotmail.com |
_version_ |
1809730281527050240 |