Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Maria Auxiliadora
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986
Resumo: Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das  investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere  à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste  trabalho.
id UCS-7_71a8f9f3871bb93f0437b5128c7c6890
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9986
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação HistóricaEducação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen.Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das  investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere  à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste  trabalho.Universidade de Caxias do SulSchmidt, Maria Auxiliadora2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986/pdfDireitos autorais 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T14:21:44Zoai:vkali30.ucs.br:article/9986Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T14:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
title Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
spellingShingle Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
Schmidt, Maria Auxiliadora
Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen.
title_short Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
title_full Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
title_fullStr Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
title_full_unstemmed Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
title_sort Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
author Schmidt, Maria Auxiliadora
author_facet Schmidt, Maria Auxiliadora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen.
topic Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen.
description Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das  investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere  à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste  trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 19, n. 38 (2020): Métis História & Cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315227962933248