APRENDIZAGEM HISTÓRICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E ESTUDOS SOCIAIS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (1994-2014)
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teoria da História |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33420 |
Resumo: | Neste artigo, exploramos os sentidos de aprendizagem histórica, bem como o resultado das relações entretidas entre profissionais da educação e da história na produção de parâmetros curriculares nacionais para o ensino de história e de estudos sociais nos Estados Unidos da América, entre 1994 e 2014. Mediante análise internalista, examinamos mudanças e continuidades relativas às prescrições que envolvem conteúdos substantivos e meta-históricos nos documentos prescritivos da área, de caráter nacional: National Standards for History (1994-1996), Curriculum Standards for Social Studies (1994-2010) e Common Core State Standards (2010-2014). Com este texto, buscamos não somente ampliar o conhecimento sobre a normativa acerca dos usos da história na formação escolar, como também fornecer subsídios para a reflexão da natureza da expressão “didática da história”, seus elementos estruturantes e o seu lugar no desenho dos currículos dos cursos superiores de história no Brasil. |
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APRENDIZAGEM HISTÓRICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E ESTUDOS SOCIAIS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (1994-2014)Aprendizagem históricaParâmetros Curriculares NacionaisEUACurrículoDidática da HistóriaNeste artigo, exploramos os sentidos de aprendizagem histórica, bem como o resultado das relações entretidas entre profissionais da educação e da história na produção de parâmetros curriculares nacionais para o ensino de história e de estudos sociais nos Estados Unidos da América, entre 1994 e 2014. Mediante análise internalista, examinamos mudanças e continuidades relativas às prescrições que envolvem conteúdos substantivos e meta-históricos nos documentos prescritivos da área, de caráter nacional: National Standards for History (1994-1996), Curriculum Standards for Social Studies (1994-2010) e Common Core State Standards (2010-2014). Com este texto, buscamos não somente ampliar o conhecimento sobre a normativa acerca dos usos da história na formação escolar, como também fornecer subsídios para a reflexão da natureza da expressão “didática da história”, seus elementos estruturantes e o seu lugar no desenho dos currículos dos cursos superiores de história no Brasil.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33420Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 68-90Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 68-902175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33420/17696Freitas, Itamarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33420Revistahttps://revistas.ufg.br/teoria/PUBhttps://revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2020-12-11T06:00:37Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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