ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TONELLI, Juliana Reichert Assunção
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54470
Resumo: Este artigo apresenta o resultado da análise de uma atividade de desenho, utilizada como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de compreensão e produção escrita em inglês a um aluno “disléxico” em uma escola pública no Estado do Paraná. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, foram observadas 19 aulas de inglês no contexto acima indicado. Na segunda fase (geração de dados), 12 aulas foram ministradas por mim, professora-pesquisadora, e uma sequência didática (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) foi aplicada em torno do gênero textual “carta de apresentação pessoal”, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como proposto por Bronckart (2003, 2004, 2006) e Schneuwly e Dolz (2004). Os dados foram analisados com base nos conceitos do ISD, especialmente nos conceitos de instrumento (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; RABARDEL, 1995); mediação (VYGOTSKY, 2001); e capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993). Os resultados apontam o papel fundamental da atividade de desenho como um dos instrumentos mediadores e revelam que as dificuldades do aluno se deram em função da falta de desenvolvimento da sua capacidade linguístico-discursiva em língua inglesa. Contudo ele lançou mão de estratégias e revelou ter capacidades de ação e discursiva parcialmente desenvolvidas, descontruindo, assim, seu lado de dislexia em grau severo.
id UFG-11_0717c4888f2484e208ced8cf0fd54d83
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/54470
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”Este artigo apresenta o resultado da análise de uma atividade de desenho, utilizada como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de compreensão e produção escrita em inglês a um aluno “disléxico” em uma escola pública no Estado do Paraná. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, foram observadas 19 aulas de inglês no contexto acima indicado. Na segunda fase (geração de dados), 12 aulas foram ministradas por mim, professora-pesquisadora, e uma sequência didática (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) foi aplicada em torno do gênero textual “carta de apresentação pessoal”, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como proposto por Bronckart (2003, 2004, 2006) e Schneuwly e Dolz (2004). Os dados foram analisados com base nos conceitos do ISD, especialmente nos conceitos de instrumento (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; RABARDEL, 1995); mediação (VYGOTSKY, 2001); e capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993). Os resultados apontam o papel fundamental da atividade de desenho como um dos instrumentos mediadores e revelam que as dificuldades do aluno se deram em função da falta de desenvolvimento da sua capacidade linguístico-discursiva em língua inglesa. Contudo ele lançou mão de estratégias e revelou ter capacidades de ação e discursiva parcialmente desenvolvidas, descontruindo, assim, seu lado de dislexia em grau severo.Universidade Federal de Catalão2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5447010.5216/lep.v22i1.54470Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54470/26083Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTONELLI, Juliana Reichert Assunção2018-08-17T10:05:45Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/54470Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2018-08-17T10:05:45Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
title ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
spellingShingle ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
TONELLI, Juliana Reichert Assunção
title_short ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
title_full ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
title_fullStr ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
title_full_unstemmed ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
title_sort ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”
author TONELLI, Juliana Reichert Assunção
author_facet TONELLI, Juliana Reichert Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TONELLI, Juliana Reichert Assunção
description Este artigo apresenta o resultado da análise de uma atividade de desenho, utilizada como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de compreensão e produção escrita em inglês a um aluno “disléxico” em uma escola pública no Estado do Paraná. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, foram observadas 19 aulas de inglês no contexto acima indicado. Na segunda fase (geração de dados), 12 aulas foram ministradas por mim, professora-pesquisadora, e uma sequência didática (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) foi aplicada em torno do gênero textual “carta de apresentação pessoal”, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como proposto por Bronckart (2003, 2004, 2006) e Schneuwly e Dolz (2004). Os dados foram analisados com base nos conceitos do ISD, especialmente nos conceitos de instrumento (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; RABARDEL, 1995); mediação (VYGOTSKY, 2001); e capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993). Os resultados apontam o papel fundamental da atividade de desenho como um dos instrumentos mediadores e revelam que as dificuldades do aluno se deram em função da falta de desenvolvimento da sua capacidade linguístico-discursiva em língua inglesa. Contudo ele lançou mão de estratégias e revelou ter capacidades de ação e discursiva parcialmente desenvolvidas, descontruindo, assim, seu lado de dislexia em grau severo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54470
10.5216/lep.v22i1.54470
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54470
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i1.54470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/54470/26083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447976603648