O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Luisa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21796
Resumo: O presente relatório apresenta um resumo da atividade desenvolvida ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Um professor de música ensinará melhor quanto mais souber sobre as crianças, o contexto social da aprendizagem musical, a aquisição e desenvolvimento de competências de modo geral, devendo usar mecanismos adequados e levando em conta os processos de aprendizagem apropriados para a música de maneira geral e para a aprendizagem instrumental de forma específica. Com este projeto pretende‑se aprofundar conhecimentos ao nível da pedagogia, dar uma visão sobre a dislexia, sensibilizar os docentes para a problemática e analisar qual o contributo da aprendizagem de um instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia.
id RCAP_0be595fc68c41b3b096a693f7f95cf12
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexiaEnsino da músicaViola de arcoDislexia -- AlunosPráticas pedagógicasEstratégias de ensinoO presente relatório apresenta um resumo da atividade desenvolvida ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Um professor de música ensinará melhor quanto mais souber sobre as crianças, o contexto social da aprendizagem musical, a aquisição e desenvolvimento de competências de modo geral, devendo usar mecanismos adequados e levando em conta os processos de aprendizagem apropriados para a música de maneira geral e para a aprendizagem instrumental de forma específica. Com este projeto pretende‑se aprofundar conhecimentos ao nível da pedagogia, dar uma visão sobre a dislexia, sensibilizar os docentes para a problemática e analisar qual o contributo da aprendizagem de um instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia.The present report presents a summary of the activity developed during the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Master in Teaching of Music. A music teacher will teach better the more they know about children, the social context of musical learning, the acquisition and development of skills in general, using appropriate mechanisms and taking into account the learning processes appropriate to music in general and for instrumental learning in a specific way.This project intends to deepen pedagogic knowledge, to give vision in what concerns dyslexia, to alert the teachers to the problems involved and to analyze the contribution of the learning of an instrument in the development of the student with dyslexia.Universidade de Aveiro2018-01-24T17:46:45Z2017-06-09T00:00:00Z2017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21796TID:201937549porAzevedo, Ana Luisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:48Zoai:ria.ua.pt:10773/21796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:09.842004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
title O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
spellingShingle O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
Azevedo, Ana Luisa
Ensino da música
Viola de arco
Dislexia -- Alunos
Práticas pedagógicas
Estratégias de ensino
title_short O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
title_full O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
title_fullStr O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
title_full_unstemmed O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
title_sort O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
author Azevedo, Ana Luisa
author_facet Azevedo, Ana Luisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Viola de arco
Dislexia -- Alunos
Práticas pedagógicas
Estratégias de ensino
topic Ensino da música
Viola de arco
Dislexia -- Alunos
Práticas pedagógicas
Estratégias de ensino
description O presente relatório apresenta um resumo da atividade desenvolvida ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Um professor de música ensinará melhor quanto mais souber sobre as crianças, o contexto social da aprendizagem musical, a aquisição e desenvolvimento de competências de modo geral, devendo usar mecanismos adequados e levando em conta os processos de aprendizagem apropriados para a música de maneira geral e para a aprendizagem instrumental de forma específica. Com este projeto pretende‑se aprofundar conhecimentos ao nível da pedagogia, dar uma visão sobre a dislexia, sensibilizar os docentes para a problemática e analisar qual o contributo da aprendizagem de um instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-09T00:00:00Z
2017-06-09
2018-01-24T17:46:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21796
TID:201937549
url http://hdl.handle.net/10773/21796
identifier_str_mv TID:201937549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615535931392