O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Danilly de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PEREIRA, Crígina Cibelle, RAMOS, Fátima Maria Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/62531
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar discursos de professores sobre o trabalho com gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa. Como aporte teórico, baseamo-nos, principalmente, em autores que discutem sobre tecnologia no contexto escolar, são eles: Marcuschi (2010); Coscarelli (2016); Ribeiro (2016, 2018) e outros. Quanto à metodologia, trata-se, pois, de uma pesquisa de campo. Como instrumento para a coleta dos dados, aplicamos um questionário com questões discursivas. Os resultados demonstram que as professoras veem a pertinência da inserção dos gêneros digitais nas aulas de língua materna. No entanto, apenas uma declarou fazer uso deles em sala de aula, as outras duas afirmaram que não os utilizam, um dos motivos, citados por elas, diz respeito à ausência de recursos tecnológicos na instituição. Concluímos, então, que, apesar de duas das professoras não fazerem uso do material em suas aulas, ainda assim, demonstram reconhecer sua importância para o contexto educacional.
id UFG-11_886d43755829b7516fcf468651757609
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/62531
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESAEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar discursos de professores sobre o trabalho com gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa. Como aporte teórico, baseamo-nos, principalmente, em autores que discutem sobre tecnologia no contexto escolar, são eles: Marcuschi (2010); Coscarelli (2016); Ribeiro (2016, 2018) e outros. Quanto à metodologia, trata-se, pois, de uma pesquisa de campo. Como instrumento para a coleta dos dados, aplicamos um questionário com questões discursivas. Os resultados demonstram que as professoras veem a pertinência da inserção dos gêneros digitais nas aulas de língua materna. No entanto, apenas uma declarou fazer uso deles em sala de aula, as outras duas afirmaram que não os utilizam, um dos motivos, citados por elas, diz respeito à ausência de recursos tecnológicos na instituição. Concluímos, então, que, apesar de duas das professoras não fazerem uso do material em suas aulas, ainda assim, demonstram reconhecer sua importância para o contexto educacional.Universidade Federal de Catalão2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/6253110.5216/lep.v24i1.62531Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 133-1492358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/62531/36450Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBEZERRA, Danilly de SousaPEREIRA, Crígina Cibelle RAMOS, Fátima Maria Elias2021-10-22T11:59:28Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/62531Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2021-10-22T11:59:28Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
BEZERRA, Danilly de Sousa
title_short O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
author BEZERRA, Danilly de Sousa
author_facet BEZERRA, Danilly de Sousa
PEREIRA, Crígina Cibelle
RAMOS, Fátima Maria Elias
author_role author
author2 PEREIRA, Crígina Cibelle
RAMOS, Fátima Maria Elias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Danilly de Sousa
PEREIRA, Crígina Cibelle
RAMOS, Fátima Maria Elias
description Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar discursos de professores sobre o trabalho com gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa. Como aporte teórico, baseamo-nos, principalmente, em autores que discutem sobre tecnologia no contexto escolar, são eles: Marcuschi (2010); Coscarelli (2016); Ribeiro (2016, 2018) e outros. Quanto à metodologia, trata-se, pois, de uma pesquisa de campo. Como instrumento para a coleta dos dados, aplicamos um questionário com questões discursivas. Os resultados demonstram que as professoras veem a pertinência da inserção dos gêneros digitais nas aulas de língua materna. No entanto, apenas uma declarou fazer uso deles em sala de aula, as outras duas afirmaram que não os utilizam, um dos motivos, citados por elas, diz respeito à ausência de recursos tecnológicos na instituição. Concluímos, então, que, apesar de duas das professoras não fazerem uso do material em suas aulas, ainda assim, demonstram reconhecer sua importância para o contexto educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/62531
10.5216/lep.v24i1.62531
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/62531
identifier_str_mv 10.5216/lep.v24i1.62531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/62531/36450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 133-149
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448047906816