Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas. |
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Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemiaBNCC; Letramentos; Multiletramentos; Gêneros digitais; Pandemia.O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas. ANTARES: Letras e HumanidadesBenini, Erika LuíseJuchum, Maristela2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 165-1931984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501/5113Direitos autorais 2022 Erika Luíse Benini, Maristela Juchuminfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10501Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas. |
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