Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benini, Erika Luíse
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Juchum, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas.
id UCS-2_6411c4a53a2a4d93609cbea63f32edcd
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/10501
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemiaBNCC; Letramentos; Multiletramentos; Gêneros digitais; Pandemia.O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas. ANTARES: Letras e HumanidadesBenini, Erika LuíseJuchum, Maristela2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 165-1931984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501/5113Direitos autorais 2022 Erika Luíse Benini, Maristela Juchuminfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T13:29:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/10501Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-05-06T13:29:21Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
title Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
spellingShingle Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
Benini, Erika Luíse
BNCC; Letramentos; Multiletramentos; Gêneros digitais; Pandemia.
title_short Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
title_full Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
title_fullStr Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
title_sort Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia
author Benini, Erika Luíse
author_facet Benini, Erika Luíse
Juchum, Maristela
author_role author
author2 Juchum, Maristela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benini, Erika Luíse
Juchum, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC; Letramentos; Multiletramentos; Gêneros digitais; Pandemia.
topic BNCC; Letramentos; Multiletramentos; Gêneros digitais; Pandemia.
description O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501/5113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Erika Luíse Benini, Maristela Juchum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Erika Luíse Benini, Maristela Juchum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 32 (2022); 165-193
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218123096064