O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505 |
Resumo: | O presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009). |
id |
UFG-11_9463999bea63e042584fe0de61a602aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57505 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIAO presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009).Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5750510.5216/lep.v22i2.57505Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505/32747Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAGUIRRE, CeciliaCABRAL, Jadirlete2019-03-26T21:34:47Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57505Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:34:47Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
title |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
spellingShingle |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA AGUIRRE, Cecilia |
title_short |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
title_full |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
title_fullStr |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
title_full_unstemmed |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
title_sort |
O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA |
author |
AGUIRRE, Cecilia |
author_facet |
AGUIRRE, Cecilia CABRAL, Jadirlete |
author_role |
author |
author2 |
CABRAL, Jadirlete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AGUIRRE, Cecilia CABRAL, Jadirlete |
description |
O presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505 10.5216/lep.v22i2.57505 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505 |
identifier_str_mv |
10.5216/lep.v22i2.57505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505/32747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018) 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328448010158080 |