O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIRRE, Cecilia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CABRAL, Jadirlete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505
Resumo: O presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009).
id UFG-11_9463999bea63e042584fe0de61a602aa
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57505
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIAO presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009).Universidade Federal de Catalão2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5750510.5216/lep.v22i2.57505Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505/32747Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAGUIRRE, CeciliaCABRAL, Jadirlete2019-03-26T21:34:47Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/57505Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2019-03-26T21:34:47Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
title O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
spellingShingle O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
AGUIRRE, Cecilia
title_short O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
title_full O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
title_fullStr O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
title_full_unstemmed O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
title_sort O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
author AGUIRRE, Cecilia
author_facet AGUIRRE, Cecilia
CABRAL, Jadirlete
author_role author
author2 CABRAL, Jadirlete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AGUIRRE, Cecilia
CABRAL, Jadirlete
description O presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505
10.5216/lep.v22i2.57505
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i2.57505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/57505/32747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 2 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448010158080