UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA EM ASPECTOS DE LINGUAGEM E DE RECURSOS PERSUASIVOS NO SLOGAN VOCÊ MUDA, A GENTE CUIDA, DA NATURA PLANT SHAMPOO
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52229 |
Resumo: | Nesta pesquisa, procuramos analisar os aspectos da linguagem e os recursos de persuasão na produção discursiva em peças publicitárias de uma propaganda de produto anunciado pela indústria cosmética Natura. Essa propaganda veiculada nacionalmente, chama-se “Natura Plant Shampoo” e tem como slogan propagandístico: “Você muda, a gente cuida”. Ela foi selecionada por fugir do padrão de propaganda mais corrente na mídia. Ademais, verificou-se a presença de marcas de persuasão resultante dos efeitos de sentidos produzida pela relação multimodal entre linguagem verbal e não-verbal e o contexto social e ideológico transmitido, sobretudo, na mídia televisiva. Ademais, verificamos que as concepções e os aspectos socioculturais se adequam em consonância com a supremacia das práticas discursivas das classes dominantes em função do acesso aos bens culturais, sendo que a indústria da publicidade tem focado numa visão holística de elementos culturais, discursivos, patrimoniais que revelam o interesse pelo consumo em razão de estratégias persuasivas, portanto, o sujeito do mundo pós-moderno é o sujeito do ato de práticas sociais, em consequência, dos conflitos provindos de seus próprios atos, propenso à angústia e culpa que podem lhe causar suas próprias escolhas. |
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UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA EM ASPECTOS DE LINGUAGEM E DE RECURSOS PERSUASIVOS NO SLOGAN VOCÊ MUDA, A GENTE CUIDA, DA NATURA PLANT SHAMPOONesta pesquisa, procuramos analisar os aspectos da linguagem e os recursos de persuasão na produção discursiva em peças publicitárias de uma propaganda de produto anunciado pela indústria cosmética Natura. Essa propaganda veiculada nacionalmente, chama-se “Natura Plant Shampoo” e tem como slogan propagandístico: “Você muda, a gente cuida”. Ela foi selecionada por fugir do padrão de propaganda mais corrente na mídia. Ademais, verificou-se a presença de marcas de persuasão resultante dos efeitos de sentidos produzida pela relação multimodal entre linguagem verbal e não-verbal e o contexto social e ideológico transmitido, sobretudo, na mídia televisiva. Ademais, verificamos que as concepções e os aspectos socioculturais se adequam em consonância com a supremacia das práticas discursivas das classes dominantes em função do acesso aos bens culturais, sendo que a indústria da publicidade tem focado numa visão holística de elementos culturais, discursivos, patrimoniais que revelam o interesse pelo consumo em razão de estratégias persuasivas, portanto, o sujeito do mundo pós-moderno é o sujeito do ato de práticas sociais, em consequência, dos conflitos provindos de seus próprios atos, propenso à angústia e culpa que podem lhe causar suas próprias escolhas.Universidade Federal de Catalão2018-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5222910.5216/lep.v21i1.52229Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 1 (2017)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52229/25322Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira2018-04-04T19:15:38Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52229Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2018-04-04T19:15:38Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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