VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: VILLARTA-NEDER, Marco Antonio, FERREIRA, Helena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/68363
Resumo: O presente texto tem como objetivo principal apresentar uma proposta de leitura da videoanimação Way of Giants (2016), partindo das orientações da BNCC (BRASIL, 2018) e dos pressupostos teóricos dos estudiosos do Círculo de Bakhtin. Para tanto, propõe-se uma análise das múltiplas semioses que compõem esse enunciado em diálogo com as condições de produção, circulação e recepção que o constituem, com o intuito de que essa leitura, levada para sala de aula, propicie o estudo do gênero discursivo videoanimação como um enunciado concreto. Além disso, por meio dessa proposta de leitura, pretende-se contemplar uma abordagem das culturas indígenas de modo transversal e integrador, com o fim de contribuir para a expansão do horizonte de visão dos alunos sobre a pluralidade cultural, em conformidade com as disposições da BNCC.
id UFG-11_dc2c3f8e85418f859ef23245c939d101
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/68363
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICOO presente texto tem como objetivo principal apresentar uma proposta de leitura da videoanimação Way of Giants (2016), partindo das orientações da BNCC (BRASIL, 2018) e dos pressupostos teóricos dos estudiosos do Círculo de Bakhtin. Para tanto, propõe-se uma análise das múltiplas semioses que compõem esse enunciado em diálogo com as condições de produção, circulação e recepção que o constituem, com o intuito de que essa leitura, levada para sala de aula, propicie o estudo do gênero discursivo videoanimação como um enunciado concreto. Além disso, por meio dessa proposta de leitura, pretende-se contemplar uma abordagem das culturas indígenas de modo transversal e integrador, com o fim de contribuir para a expansão do horizonte de visão dos alunos sobre a pluralidade cultural, em conformidade com as disposições da BNCC.Universidade Federal de Catalão2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/6836310.5216/lep.v24i1.68363Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 191-2042358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/68363/36453Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do VILLARTA-NEDER, Marco Antonio FERREIRA, Helena Maria 2021-10-22T13:30:07Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/68363Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2021-10-22T13:30:07Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
title VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
spellingShingle VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
NASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do
title_short VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
title_full VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
title_fullStr VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
title_full_unstemmed VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
title_sort VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO
author NASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do
author_facet NASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do
VILLARTA-NEDER, Marco Antonio
FERREIRA, Helena Maria
author_role author
author2 VILLARTA-NEDER, Marco Antonio
FERREIRA, Helena Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do
VILLARTA-NEDER, Marco Antonio
FERREIRA, Helena Maria
description O presente texto tem como objetivo principal apresentar uma proposta de leitura da videoanimação Way of Giants (2016), partindo das orientações da BNCC (BRASIL, 2018) e dos pressupostos teóricos dos estudiosos do Círculo de Bakhtin. Para tanto, propõe-se uma análise das múltiplas semioses que compõem esse enunciado em diálogo com as condições de produção, circulação e recepção que o constituem, com o intuito de que essa leitura, levada para sala de aula, propicie o estudo do gênero discursivo videoanimação como um enunciado concreto. Além disso, por meio dessa proposta de leitura, pretende-se contemplar uma abordagem das culturas indígenas de modo transversal e integrador, com o fim de contribuir para a expansão do horizonte de visão dos alunos sobre a pluralidade cultural, em conformidade com as disposições da BNCC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/68363
10.5216/lep.v24i1.68363
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/68363
identifier_str_mv 10.5216/lep.v24i1.68363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/68363/36453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 24 n. 1 (2020); 191-204
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328448177930240