Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933 |
Resumo: | This article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton. |
id |
UFLA_af0df9950172547e7e9a765c93a160b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46933 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagemAlterity and responsibility: videoanimation multissemiotical text reading as intersubjective construction in teaching/learning situationMultissemioseVideoanimaçãoSignos (Semiótica)Linguagens - Ensino-aprendizagemMultisemiosisVideoanimationSigns (Semiotics)Languages - Teaching-learningThis article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton.Este artigo pretende discutir a natureza sígnica da videoanimação For the Birds, do estúdio Pixar e as implicações intersubjetivas, éticas e didático-pedagógicas de seu tema e de sua própria natureza de diálogo intersígnico. Para isso, serão mobilizados aportes conceituais de teorias sobre semioses verbais e não verbais e aportes epistemológicos e axiológicos sobre a relação intersubjetiva empreendida nesses textos e suas implicações didático-pedagógicas. Serão utilizadas teorias sobre signos, língua, semioses não-verbais e multissemiose. Basicamente, serão utilizados autores do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov, assim como teóricos sobre cinema e produção audiovisual.Universidade do Minho2021-08-23T18:45:04Z2021-08-23T18:45:04Z2020-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; NEDER, M. A. V. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticosreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaNeder, Marco Antônio Villartapor2021-08-23T18:45:44Zoai:localhost:1/46933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-08-23T18:45:44Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem Alterity and responsibility: videoanimation multissemiotical text reading as intersubjective construction in teaching/learning situation |
title |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem Ferreira, Helena Maria Multissemiose Videoanimação Signos (Semiótica) Linguagens - Ensino-aprendizagem Multisemiosis Videoanimation Signs (Semiotics) Languages - Teaching-learning |
title_short |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem |
title_full |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem |
title_sort |
Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem |
author |
Ferreira, Helena Maria |
author_facet |
Ferreira, Helena Maria Neder, Marco Antônio Villarta |
author_role |
author |
author2 |
Neder, Marco Antônio Villarta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Maria Neder, Marco Antônio Villarta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multissemiose Videoanimação Signos (Semiótica) Linguagens - Ensino-aprendizagem Multisemiosis Videoanimation Signs (Semiotics) Languages - Teaching-learning |
topic |
Multissemiose Videoanimação Signos (Semiótica) Linguagens - Ensino-aprendizagem Multisemiosis Videoanimation Signs (Semiotics) Languages - Teaching-learning |
description |
This article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04 2021-08-23T18:45:04Z 2021-08-23T18:45:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, H. M.; NEDER, M. A. V. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, H. M.; NEDER, M. A. V. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1823242057450258432 |