Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neder, Marco Antônio Villarta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933
Resumo: This article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton.
id UFLA_af0df9950172547e7e9a765c93a160b2
oai_identifier_str oai:localhost:1/46933
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagemAlterity and responsibility: videoanimation multissemiotical text reading as intersubjective construction in teaching/learning situationMultissemioseVideoanimaçãoSignos (Semiótica)Linguagens - Ensino-aprendizagemMultisemiosisVideoanimationSigns (Semiotics)Languages - Teaching-learningThis article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton.Este artigo pretende discutir a natureza sígnica da videoanimação For the Birds, do estúdio Pixar e as implicações intersubjetivas, éticas e didático-pedagógicas de seu tema e de sua própria natureza de diálogo intersígnico. Para isso, serão mobilizados aportes conceituais de teorias sobre semioses verbais e não verbais e aportes epistemológicos e axiológicos sobre a relação intersubjetiva empreendida nesses textos e suas implicações didático-pedagógicas. Serão utilizadas teorias sobre signos, língua, semioses não-verbais e multissemiose. Basicamente, serão utilizados autores do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov, assim como teóricos sobre cinema e produção audiovisual.Universidade do Minho2021-08-23T18:45:04Z2021-08-23T18:45:04Z2020-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; NEDER, M. A. V. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticosreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaNeder, Marco Antônio Villartapor2021-08-23T18:45:44Zoai:localhost:1/46933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-08-23T18:45:44Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
Alterity and responsibility: videoanimation multissemiotical text reading as intersubjective construction in teaching/learning situation
title Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
spellingShingle Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
Ferreira, Helena Maria
Multissemiose
Videoanimação
Signos (Semiótica)
Linguagens - Ensino-aprendizagem
Multisemiosis
Videoanimation
Signs (Semiotics)
Languages - Teaching-learning
title_short Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
title_full Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
title_fullStr Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
title_sort Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem
author Ferreira, Helena Maria
author_facet Ferreira, Helena Maria
Neder, Marco Antônio Villarta
author_role author
author2 Neder, Marco Antônio Villarta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Maria
Neder, Marco Antônio Villarta
dc.subject.por.fl_str_mv Multissemiose
Videoanimação
Signos (Semiótica)
Linguagens - Ensino-aprendizagem
Multisemiosis
Videoanimation
Signs (Semiotics)
Languages - Teaching-learning
topic Multissemiose
Videoanimação
Signos (Semiótica)
Linguagens - Ensino-aprendizagem
Multisemiosis
Videoanimation
Signs (Semiotics)
Languages - Teaching-learning
description This article aim is to discuss signical nature of the videoanimation play For the Birds, from Pixar Studios and its intersubjective, ethical and didactic-pedagogical implications of its thema and its very intersignical dialogue nature. For that, a conceptual framework, about verbal and non-verbal semiosis, as far as epistemological/axiological bases about intersubjective relations built in those texts, considering its didactic-pedagogical implications, will be mobilized. In the first case, theories about signs, language(s), non-verbal semiosis and multisemiosis will be used. Basically, will be used authors from Bakhtin, Medvedev and Volóchinov´s Circle, as well theoretical approaches about cinema and audiovisual produciton.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04
2021-08-23T18:45:04Z
2021-08-23T18:45:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, H. M.; NEDER, M. A. V. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933
identifier_str_mv FERREIRA, H. M.; NEDER, M. A. V. Alteridade e responsabilidade: leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 1, p. 4-25, 2020. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.362.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1823242057450258432