MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314 |
Resumo: | O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. |
id |
UFG-11_e1bb468eca5f95c326f0afd40325c33f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52314 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRASO conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.Universidade Federal de Catalão2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5231410.5216/lep.v21i2.52314Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 2 (2017)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314/25350Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNAGASAWA, Ellen YurikaSCHOFFEN, Juliana Roquele2018-04-10T22:06:38Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52314Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2018-04-10T22:06:38Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
title |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
spellingShingle |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS NAGASAWA, Ellen Yurika |
title_short |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
title_full |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
title_fullStr |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
title_full_unstemmed |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
title_sort |
MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS |
author |
NAGASAWA, Ellen Yurika |
author_facet |
NAGASAWA, Ellen Yurika SCHOFFEN, Juliana Roquele |
author_role |
author |
author2 |
SCHOFFEN, Juliana Roquele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NAGASAWA, Ellen Yurika SCHOFFEN, Juliana Roquele |
description |
O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314 10.5216/lep.v21i2.52314 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314 |
identifier_str_mv |
10.5216/lep.v21i2.52314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314/25350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 2 (2017) 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328447960875008 |