MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAGASAWA, Ellen Yurika
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SCHOFFEN, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314
Resumo: O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.
id UFG-11_e1bb468eca5f95c326f0afd40325c33f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52314
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRASO conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.Universidade Federal de Catalão2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/5231410.5216/lep.v21i2.52314Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 2 (2017)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314/25350Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNAGASAWA, Ellen YurikaSCHOFFEN, Juliana Roquele2018-04-10T22:06:38Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/52314Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2018-04-10T22:06:38Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
title MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
spellingShingle MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
NAGASAWA, Ellen Yurika
title_short MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
title_full MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
title_fullStr MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
title_full_unstemmed MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
title_sort MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NA PERPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS
author NAGASAWA, Ellen Yurika
author_facet NAGASAWA, Ellen Yurika
SCHOFFEN, Juliana Roquele
author_role author
author2 SCHOFFEN, Juliana Roquele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NAGASAWA, Ellen Yurika
SCHOFFEN, Juliana Roquele
description O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314
10.5216/lep.v21i2.52314
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314
identifier_str_mv 10.5216/lep.v21i2.52314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/52314/25350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 21 n. 2 (2017)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447960875008