Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagasawa, Ellen Yurika
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156991
Resumo: O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.
id UFRGS-2_373e3fe1c0e10283118dd87cc5ac435a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156991
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nagasawa, Ellen YurikaSchoffen, Juliana Roquele2017-04-21T02:35:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/156991001016555O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.application/pdfporExame Celpe-BrasLíngua adicionalLíngua portuguesaMaterial didáticoEnsino de línguasProdução textualElaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Brasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016555.pdf001016555.pdfTexto completoapplication/pdf9806884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/1/001016555.pdf0db710fcfca43fc09522982559ec4ce7MD51TEXT001016555.pdf.txt001016555.pdf.txtExtracted Texttext/plain153564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/2/001016555.pdf.txtba87bdd166d793ea64379363857623ddMD52THUMBNAIL001016555.pdf.jpg001016555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/3/001016555.pdf.jpg8048dbe5d64f1425418f9a0da544105aMD5310183/1569912022-03-26 05:06:13.102599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:06:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
title Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
spellingShingle Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
Nagasawa, Ellen Yurika
Exame Celpe-Bras
Língua adicional
Língua portuguesa
Material didático
Ensino de línguas
Produção textual
title_short Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
title_full Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
title_fullStr Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
title_full_unstemmed Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
title_sort Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
author Nagasawa, Ellen Yurika
author_facet Nagasawa, Ellen Yurika
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagasawa, Ellen Yurika
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Celpe-Bras
Língua adicional
Língua portuguesa
Material didático
Ensino de línguas
Produção textual
topic Exame Celpe-Bras
Língua adicional
Língua portuguesa
Material didático
Ensino de línguas
Produção textual
description O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156991
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016555
url http://hdl.handle.net/10183/156991
identifier_str_mv 001016555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/1/001016555.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/2/001016555.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/3/001016555.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0db710fcfca43fc09522982559ec4ce7
ba87bdd166d793ea64379363857623dd
8048dbe5d64f1425418f9a0da544105a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527629254656