Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156991 |
Resumo: | O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. |
id |
UFRGS-2_373e3fe1c0e10283118dd87cc5ac435a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156991 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nagasawa, Ellen YurikaSchoffen, Juliana Roquele2017-04-21T02:35:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/156991001016555O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.application/pdfporExame Celpe-BrasLíngua adicionalLíngua portuguesaMaterial didáticoEnsino de línguasProdução textualElaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Brasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016555.pdf001016555.pdfTexto completoapplication/pdf9806884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/1/001016555.pdf0db710fcfca43fc09522982559ec4ce7MD51TEXT001016555.pdf.txt001016555.pdf.txtExtracted Texttext/plain153564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/2/001016555.pdf.txtba87bdd166d793ea64379363857623ddMD52THUMBNAIL001016555.pdf.jpg001016555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/3/001016555.pdf.jpg8048dbe5d64f1425418f9a0da544105aMD5310183/1569912022-03-26 05:06:13.102599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:06:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
title |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
spellingShingle |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras Nagasawa, Ellen Yurika Exame Celpe-Bras Língua adicional Língua portuguesa Material didático Ensino de línguas Produção textual |
title_short |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
title_full |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
title_fullStr |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
title_full_unstemmed |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
title_sort |
Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras |
author |
Nagasawa, Ellen Yurika |
author_facet |
Nagasawa, Ellen Yurika |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nagasawa, Ellen Yurika |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
contributor_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Celpe-Bras Língua adicional Língua portuguesa Material didático Ensino de línguas Produção textual |
topic |
Exame Celpe-Bras Língua adicional Língua portuguesa Material didático Ensino de línguas Produção textual |
description |
O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-21T02:35:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156991 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001016555 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156991 |
identifier_str_mv |
001016555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/1/001016555.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/2/001016555.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156991/3/001016555.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0db710fcfca43fc09522982559ec4ce7 ba87bdd166d793ea64379363857623dd 8048dbe5d64f1425418f9a0da544105a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224527629254656 |