Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagasawa, Ellen Yurika
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schoffen, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196255
Resumo: O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.
id UFRGS-2_c97ef1c01f09b1e2d8b55117075b6df6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196255
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nagasawa, Ellen YurikaSchoffen, Juliana Roquele2019-06-26T02:34:29Z20172358-1042http://hdl.handle.net/10183/196255001093894O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.The concept of proficiency that underlies the Celpe-Bras Exam consists of "the proper use of the language to perform actions in the world" (BRASIL, 2006, p.3). The key point in the preparation of an examinee for the Celpe-Bras Exam, therefore, must be the understanding of the dialogical vision that underlies the test. Hence, this work aims to discuss on the design of teaching material to prepare for the Celpe-Bras Exam based on the concept of discourse genres. The paper begins by introducing the characteristics of the Celpe-Bras Exam, its structure and the notion of proficiency. It next reviews the theoretical fundamentals relative to the development of the proposed didactic material and its elaboration stages. Finally, the paper shows a possibility of using the dialogical view of language in the classroom practice of Celpe-Bras Exam’s preparatory courses from the analysis of the proposed didactic material.El concepto de competencia que fundamenta el Examen Celpe-Bras consiste en el "uso adecuado de la lengua para desempeñar acciones en el mundo" (BRASIL, 2006, p.3). El punto central en la preparación de un aspirante al Examen Celpe-Bras, por lo tanto, debe ser la comprensión de la visión dialógica que subyace a las pruebas. Así, el objetivo de este trabajo es reflexionar acerca de la creación de material didáctico de preparación al Examen Celpe-Bras a partir de la noción de géneros del discurso. En primer lugar, se presentan las características del Examen Celpe-Bras, su estructura y la noción de competencia que lo orienta. Luego, se discuten los presupuestos teóricos que ampararon la creación de la secuencia didáctica propuesta y sus etapas de elaboración. Las reflexiones realizadas están basadas en el análisis del material didáctico propuesto, que demuestra la posibilidad del uso de la visión dialógica de lenguaje en la práctica de aula de cursos preparatorios al Examen Celpe-Bras.application/pdfporLinguagem: estudos e pesquisas. Catalão, GO. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 151-166Material didáticoLíngua portuguesaExame Celpe-BrasProficiênciaCelpe-Bras examDidactic materialLanguage for specific purposesPortuguese as additional languageExamen Celpe-BrasMaterial didácticoLengua para fines específicosPortugués como lengua adicionalMaterial didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-BrasDidactic material based on dialogic perspective of language : a proposal for Celpe-Bras exam preparationMaterial didáctico con base en la perspectiva dialógica del lenguaje : una propuesta para preparación al examen Celpe-Brasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093894.pdf.txt001093894.pdf.txtExtracted Texttext/plain36227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/2/001093894.pdf.txt23ff150be5451c277447ee747e59db4aMD52ORIGINAL001093894.pdfTexto completoapplication/pdf348431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/1/001093894.pdf0f34416f529ccecaf34ec6cb6cfd7384MD5110183/1962552023-10-01 03:37:10.407397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactic material based on dialogic perspective of language : a proposal for Celpe-Bras exam preparation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Material didáctico con base en la perspectiva dialógica del lenguaje : una propuesta para preparación al examen Celpe-Bras
title Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
spellingShingle Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
Nagasawa, Ellen Yurika
Material didático
Língua portuguesa
Exame Celpe-Bras
Proficiência
Celpe-Bras exam
Didactic material
Language for specific purposes
Portuguese as additional language
Examen Celpe-Bras
Material didáctico
Lengua para fines específicos
Portugués como lengua adicional
title_short Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
title_full Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
title_fullStr Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
title_full_unstemmed Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
title_sort Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
author Nagasawa, Ellen Yurika
author_facet Nagasawa, Ellen Yurika
Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
author2 Schoffen, Juliana Roquele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagasawa, Ellen Yurika
Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Língua portuguesa
Exame Celpe-Bras
Proficiência
topic Material didático
Língua portuguesa
Exame Celpe-Bras
Proficiência
Celpe-Bras exam
Didactic material
Language for specific purposes
Portuguese as additional language
Examen Celpe-Bras
Material didáctico
Lengua para fines específicos
Portugués como lengua adicional
dc.subject.eng.fl_str_mv Celpe-Bras exam
Didactic material
Language for specific purposes
Portuguese as additional language
dc.subject.spa.fl_str_mv Examen Celpe-Bras
Material didáctico
Lengua para fines específicos
Portugués como lengua adicional
description O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-26T02:34:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196255
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-1042
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093894
identifier_str_mv 2358-1042
001093894
url http://hdl.handle.net/10183/196255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linguagem: estudos e pesquisas. Catalão, GO. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 151-166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/2/001093894.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/1/001093894.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23ff150be5451c277447ee747e59db4a
0f34416f529ccecaf34ec6cb6cfd7384
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224969685827584