ANÁLISE DO TEXTO ESCRITO DO SUJEITO SURDO DOI: 10.5216/lep.v15i2.25120
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32421 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um estudo sobre a coerência textual de produções escritas de surdos. Sabe-se que a língua materna (L1) desses sujeitos, a língua de sinais, influencia diretamente no processo de aprendizagem do português na modalidade escrita, a segunda língua (L2), a qual é utilizada como mediadora na elaboração de conceitos relativos ao funcionamento da escrita (FERNANDES,1999). A fim de observar em que medida os textos dos sujeitos apresentavam elementos de coerência comumente assinalados pela literatura, foram aplicadas quatro metarregras de coerência de Charolles (apud Antunes 2005) em doze produções textuais de seis sujeitos surdos matriculados em diferentes anos do ensino fundamental ou médio de escolas localizadas em um município do estado do Rio Grande do Sul. A análise mostrou ser possível constatar a presença dessas metarregras na maioria dos casos. Cabe ressaltar, contudo, que esse resultado partiu do pressuposto de que as particularidades da escrita desses sujeitos deveriam ser consideradas na interpretação dos dados. |
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