ANÁLISE DO TEXTO ESCRITO DO SUJEITO SURDO DOI: 10.5216/lep.v15i2.25120

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALDO, Alessandra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOUZA, Márcia Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32421
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um estudo sobre a coerência textual de produções escritas de surdos. Sabe-se que a língua materna (L1) desses sujeitos, a língua de sinais, influencia diretamente no processo de aprendizagem do português na modalidade escrita, a segunda língua (L2), a qual é utilizada como mediadora na elaboração de conceitos relativos ao funcionamento  da escrita  (FERNANDES,1999). A fim de observar em que medida os  textos dos sujeitos apresentavam elementos de coerência comumente assinalados pela literatura, foram aplicadas quatro metarregras de coerência de Charolles (apud Antunes 2005) em doze produções textuais de seis sujeitos surdos matriculados em  diferentes  anos  do  ensino  fundamental ou  médio  de  escolas localizadas em um município do estado do Rio Grande do Sul. A análise mostrou ser possível  constatar a presença dessas metarregras na maioria dos casos. Cabe ressaltar, contudo, que esse resultado partiu do pressuposto de que as particularidades da escrita desses sujeitos deveriam  ser  consideradas  na  interpretação dos dados. 
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