AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Joyce S.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044
Resumo: A autonomia de aprendizado é um tópico que tem alimentado diversas pesquisas e discussões no campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Vários pesquisadores tentaram descrever o termo, que já foi confundido com outros como autoinstrução, independência de aprendizado, aprendizado autodirecionado, entre outros. Outras pesquisas buscam delinear o caminho a percorrer para atingir a autonomia de aprendizado, tanto pelos alunos como pelos professores. Definir a importância de incentivar estudantes da língua inglesa e como fazê-lo tem também papel de grande importância nas pesquisas em geral. O presente trabalho procura reunir e analisar, de forma concisa, essas informações através da leitura e análise bibliográfica para compreender se a autonomia é realmente possível; o quão eficiente ela pode ser e como atingi-la, delineando, além disso, os papéis fundamentais do aluno e do professor no processo de aprendizagem da língua. 
id UFG-11_fe7e50c70bf61ede1b329e72c8ae5fa5
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/35044
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044A autonomia de aprendizado é um tópico que tem alimentado diversas pesquisas e discussões no campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Vários pesquisadores tentaram descrever o termo, que já foi confundido com outros como autoinstrução, independência de aprendizado, aprendizado autodirecionado, entre outros. Outras pesquisas buscam delinear o caminho a percorrer para atingir a autonomia de aprendizado, tanto pelos alunos como pelos professores. Definir a importância de incentivar estudantes da língua inglesa e como fazê-lo tem também papel de grande importância nas pesquisas em geral. O presente trabalho procura reunir e analisar, de forma concisa, essas informações através da leitura e análise bibliográfica para compreender se a autonomia é realmente possível; o quão eficiente ela pode ser e como atingi-la, delineando, além disso, os papéis fundamentais do aluno e do professor no processo de aprendizagem da língua. Universidade Federal de Catalão2015-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/3504410.5216/lep.v18i1.35044Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 18 n. 1 (2014)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044/18682FERNANDES, Joyce S.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-10T13:42:24Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/35044Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2016-03-10T13:42:24Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
title AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
spellingShingle AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
FERNANDES, Joyce S.
title_short AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
title_full AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
title_fullStr AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
title_full_unstemmed AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
title_sort AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
author FERNANDES, Joyce S.
author_facet FERNANDES, Joyce S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Joyce S.
description A autonomia de aprendizado é um tópico que tem alimentado diversas pesquisas e discussões no campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Vários pesquisadores tentaram descrever o termo, que já foi confundido com outros como autoinstrução, independência de aprendizado, aprendizado autodirecionado, entre outros. Outras pesquisas buscam delinear o caminho a percorrer para atingir a autonomia de aprendizado, tanto pelos alunos como pelos professores. Definir a importância de incentivar estudantes da língua inglesa e como fazê-lo tem também papel de grande importância nas pesquisas em geral. O presente trabalho procura reunir e analisar, de forma concisa, essas informações através da leitura e análise bibliográfica para compreender se a autonomia é realmente possível; o quão eficiente ela pode ser e como atingi-la, delineando, além disso, os papéis fundamentais do aluno e do professor no processo de aprendizagem da língua. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044
10.5216/lep.v18i1.35044
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044
identifier_str_mv 10.5216/lep.v18i1.35044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044/18682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 18 n. 1 (2014)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447529910272