AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem (Catalão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044 |
Resumo: | A autonomia de aprendizado é um tópico que tem alimentado diversas pesquisas e discussões no campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Vários pesquisadores tentaram descrever o termo, que já foi confundido com outros como autoinstrução, independência de aprendizado, aprendizado autodirecionado, entre outros. Outras pesquisas buscam delinear o caminho a percorrer para atingir a autonomia de aprendizado, tanto pelos alunos como pelos professores. Definir a importância de incentivar estudantes da língua inglesa e como fazê-lo tem também papel de grande importância nas pesquisas em geral. O presente trabalho procura reunir e analisar, de forma concisa, essas informações através da leitura e análise bibliográfica para compreender se a autonomia é realmente possível; o quão eficiente ela pode ser e como atingi-la, delineando, além disso, os papéis fundamentais do aluno e do professor no processo de aprendizagem da língua. |
id |
UFG-11_fe7e50c70bf61ede1b329e72c8ae5fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/35044 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044A autonomia de aprendizado é um tópico que tem alimentado diversas pesquisas e discussões no campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Vários pesquisadores tentaram descrever o termo, que já foi confundido com outros como autoinstrução, independência de aprendizado, aprendizado autodirecionado, entre outros. Outras pesquisas buscam delinear o caminho a percorrer para atingir a autonomia de aprendizado, tanto pelos alunos como pelos professores. Definir a importância de incentivar estudantes da língua inglesa e como fazê-lo tem também papel de grande importância nas pesquisas em geral. O presente trabalho procura reunir e analisar, de forma concisa, essas informações através da leitura e análise bibliográfica para compreender se a autonomia é realmente possível; o quão eficiente ela pode ser e como atingi-la, delineando, além disso, os papéis fundamentais do aluno e do professor no processo de aprendizagem da língua. Universidade Federal de Catalão2015-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/3504410.5216/lep.v18i1.35044Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 18 n. 1 (2014)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044/18682FERNANDES, Joyce S.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-10T13:42:24Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/35044Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2016-03-10T13:42:24Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
title |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
spellingShingle |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 FERNANDES, Joyce S. |
title_short |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
title_full |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
title_fullStr |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
title_full_unstemmed |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
title_sort |
AUTONOMIA DE APRENDIZADO: VANTAGENS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA DOI: 10.5216/lep.v18i1.35044 |
author |
FERNANDES, Joyce S. |
author_facet |
FERNANDES, Joyce S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Joyce S. |
description |
A autonomia de aprendizado é um tópico que tem alimentado diversas pesquisas e discussões no campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Vários pesquisadores tentaram descrever o termo, que já foi confundido com outros como autoinstrução, independência de aprendizado, aprendizado autodirecionado, entre outros. Outras pesquisas buscam delinear o caminho a percorrer para atingir a autonomia de aprendizado, tanto pelos alunos como pelos professores. Definir a importância de incentivar estudantes da língua inglesa e como fazê-lo tem também papel de grande importância nas pesquisas em geral. O presente trabalho procura reunir e analisar, de forma concisa, essas informações através da leitura e análise bibliográfica para compreender se a autonomia é realmente possível; o quão eficiente ela pode ser e como atingi-la, delineando, além disso, os papéis fundamentais do aluno e do professor no processo de aprendizagem da língua. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044 10.5216/lep.v18i1.35044 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044 |
identifier_str_mv |
10.5216/lep.v18i1.35044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35044/18682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 18 n. 1 (2014) 2358-1042 reponame:Linguagem (Catalão. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem (Catalão. Online) |
collection |
Linguagem (Catalão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistalinguagem@gmail.com |
_version_ |
1798328447529910272 |