THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arte da Cena |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726 |
Resumo: | ABCDEFG (1994) do coreógrafo, bailarino e realizador Russell Dumas é um filme de um dueto dançado. Este filme é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. Uma exposição sobre particularidades na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber — a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme —, permite uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento ABCDEFG (1994). Pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo. |
id |
UFG-12_0cc9555d478ca03847b74d7d5b4dc48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/66726 |
network_acronym_str |
UFG-12 |
network_name_str |
Arte da Cena |
repository_id_str |
|
spelling |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994)ABCDEFG (1994) do coreógrafo, bailarino e realizador Russell Dumas é um filme de um dueto dançado. Este filme é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. Uma exposição sobre particularidades na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber — a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme —, permite uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento ABCDEFG (1994). Pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo.Universidade Federal de Goiás2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/6672610.5216/ac.v6i2.66726Art on Stage Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): Decentering Dance Research; 380-430Arte da Cena (Art on Stage); v. 6 n. 2 (2020): Descentrar as Pesquisas em Dança; 380-4302358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726/36059Copyright (c) 2020 Ana Mirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMira, Ana2020-12-27T17:07:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/66726Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-12-27T17:07:40Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
title |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
spellingShingle |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) Mira, Ana |
title_short |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
title_full |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
title_fullStr |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
title_full_unstemmed |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
title_sort |
THE FEET UNDERSTAND: O filme ABCDEFG, de Russell Dumas (1994) |
author |
Mira, Ana |
author_facet |
Mira, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mira, Ana |
description |
ABCDEFG (1994) do coreógrafo, bailarino e realizador Russell Dumas é um filme de um dueto dançado. Este filme é pensado aqui como um projecto de corporalidade autónomo. Uma exposição sobre particularidades na obra de Russell Dumas determinantes para a realização do filme em causa, a saber — a do trabalho do bailarino; a da interacção dos bailarinos e dos bailarinos com o coreógrafo; e a da relação entre o dueto desempenhado e a realização do filme —, permite uma análise sobre a especificidade própria da relação que o observador pode estabelecer com o objecto/acontecimento ABCDEFG (1994). Pretende-se detectar zonas de indeterminação e indiscernabilidade que permitem, no fluxo de inferências de cada percepção, situarmo-nos num território de experimentação da permanente e plástica reconstrução do espaço topológico do corpo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726 10.5216/ac.v6i2.66726 |
url |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726 |
identifier_str_mv |
10.5216/ac.v6i2.66726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66726/36059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Mira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Mira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Art on Stage Journal; Vol. 6 No. 2 (2020): Decentering Dance Research; 380-430 Arte da Cena (Art on Stage); v. 6 n. 2 (2020): Descentrar as Pesquisas em Dança; 380-430 2358-6060 reponame:Arte da Cena instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Arte da Cena |
collection |
Arte da Cena |
repository.name.fl_str_mv |
Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
artedacena@gmail.com|| |
_version_ |
1797068726091120640 |