Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas. |
id |
UFCG_4ce0f1c2933af467e551d3958778a5e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17985 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.Challenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study.Surdos - ensino de língua inglesaEducação de surdosEducação especial - surdosEnsino de língua inglesa para surdosSurdez e aprendizagem de língua estrangeiraInglês escrito para surdosEnsino de língua inglesa escrita - surdosAbordagens de ensino - inglêsEnsino e aprendizagem de sursos - língua inglesaDeaf - English Language TeachingDeaf educationSpecial Education - DeafEnglish language teaching for the deafDeafness and foreign language learningEnglish written for the deafTeaching English Language Writing - Deaf PeopleTeaching approaches - EnglishTeaching and learning of deaf people - English languageLetras.O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas.This paper is a case study on the topic "Challenges and possibities of teaching English in written form for deaf people". The research was carried out in a public school for the deaf, located in the city of Campina Grande - PB. The aim of this research is to analyze the teaching of English in the written form for deaf students by a hearing teacher. The first chapter discusses the theoretical assumptions of the research, with the main authors: Medeiros (2011), Sousa (2014 and 2015) Alves (2014), Sousa and Silveira (2016) and Carvalho (2014). The subjects covered are: The context of deaf education in Brazil; Trajectory of deaf education and teaching and teaching approaches; Methodological strategies for teachinh deaf students; Foreign language teaching and learning for the deaf. Communicative approach in English language teaching of English language in written form for the deaf; Challenges of Teaching English for the Deaf. The topics covered in the methodology are: Research classification; context and participants; corpus; data generation process; and the process of data analysis. The interview and questionnaire are used as instruments of this research seeking at identifying and describing the methodological procedures used in the clasroom by the teacher in order to investigate the difficulties encountered by her with regard to her teaching and student learnig. The results reveal that the teacher managed to use appropriate methodologies and approaches to teach students, such as the use of dynamics, games and visual materials, as well as the use of communicative approach and deaf pedagogy, but physical barriers, such as lack of materials and instruments, and the limited world knowledge of the students were some of the factors that hindered the sucess of the classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.ROLDÃO, M. M. G.http://lattes.cnpq.br/9572390067161871MONTEIRO, Vivian.MONTEIRO, V.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488SAÚDE, Conceição de Maria Costa.SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.SANTOS, Maria Aline da Conceição.2020-12-092021-04-07T21:20:40Z2021-04-072021-04-07T21:20:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T17:36:53Zoai:localhost:riufcg/17985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T17:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. Challenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study. |
title |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. SANTOS, Maria Aline da Conceição. Surdos - ensino de língua inglesa Educação de surdos Educação especial - surdos Ensino de língua inglesa para surdos Surdez e aprendizagem de língua estrangeira Inglês escrito para surdos Ensino de língua inglesa escrita - surdos Abordagens de ensino - inglês Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa Deaf - English Language Teaching Deaf education Special Education - Deaf English language teaching for the deaf Deafness and foreign language learning English written for the deaf Teaching English Language Writing - Deaf People Teaching approaches - English Teaching and learning of deaf people - English language Letras. |
title_short |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. |
title_full |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. |
title_sort |
Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. |
author |
SANTOS, Maria Aline da Conceição. |
author_facet |
SANTOS, Maria Aline da Conceição. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão. ROLDÃO, M. M. G. http://lattes.cnpq.br/9572390067161871 MONTEIRO, Vivian. MONTEIRO, V. http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 SAÚDE, Conceição de Maria Costa. SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Aline da Conceição. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - ensino de língua inglesa Educação de surdos Educação especial - surdos Ensino de língua inglesa para surdos Surdez e aprendizagem de língua estrangeira Inglês escrito para surdos Ensino de língua inglesa escrita - surdos Abordagens de ensino - inglês Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa Deaf - English Language Teaching Deaf education Special Education - Deaf English language teaching for the deaf Deafness and foreign language learning English written for the deaf Teaching English Language Writing - Deaf People Teaching approaches - English Teaching and learning of deaf people - English language Letras. |
topic |
Surdos - ensino de língua inglesa Educação de surdos Educação especial - surdos Ensino de língua inglesa para surdos Surdez e aprendizagem de língua estrangeira Inglês escrito para surdos Ensino de língua inglesa escrita - surdos Abordagens de ensino - inglês Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa Deaf - English Language Teaching Deaf education Special Education - Deaf English language teaching for the deaf Deafness and foreign language learning English written for the deaf Teaching English Language Writing - Deaf People Teaching approaches - English Teaching and learning of deaf people - English language Letras. |
description |
O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 2021-04-07T21:20:40Z 2021-04-07 2021-04-07T21:20:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985 SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744484552933376 |