Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Aline da Conceição.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas.
id UFCG_4ce0f1c2933af467e551d3958778a5e3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17985
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.Challenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study.Surdos - ensino de língua inglesaEducação de surdosEducação especial - surdosEnsino de língua inglesa para surdosSurdez e aprendizagem de língua estrangeiraInglês escrito para surdosEnsino de língua inglesa escrita - surdosAbordagens de ensino - inglêsEnsino e aprendizagem de sursos - língua inglesaDeaf - English Language TeachingDeaf educationSpecial Education - DeafEnglish language teaching for the deafDeafness and foreign language learningEnglish written for the deafTeaching English Language Writing - Deaf PeopleTeaching approaches - EnglishTeaching and learning of deaf people - English languageLetras.O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas.This paper is a case study on the topic "Challenges and possibities of teaching English in written form for deaf people". The research was carried out in a public school for the deaf, located in the city of Campina Grande - PB. The aim of this research is to analyze the teaching of English in the written form for deaf students by a hearing teacher. The first chapter discusses the theoretical assumptions of the research, with the main authors: Medeiros (2011), Sousa (2014 and 2015) Alves (2014), Sousa and Silveira (2016) and Carvalho (2014). The subjects covered are: The context of deaf education in Brazil; Trajectory of deaf education and teaching and teaching approaches; Methodological strategies for teachinh deaf students; Foreign language teaching and learning for the deaf. Communicative approach in English language teaching of English language in written form for the deaf; Challenges of Teaching English for the Deaf. The topics covered in the methodology are: Research classification; context and participants; corpus; data generation process; and the process of data analysis. The interview and questionnaire are used as instruments of this research seeking at identifying and describing the methodological procedures used in the clasroom by the teacher in order to investigate the difficulties encountered by her with regard to her teaching and student learnig. The results reveal that the teacher managed to use appropriate methodologies and approaches to teach students, such as the use of dynamics, games and visual materials, as well as the use of communicative approach and deaf pedagogy, but physical barriers, such as lack of materials and instruments, and the limited world knowledge of the students were some of the factors that hindered the sucess of the classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.ROLDÃO, M. M. G.http://lattes.cnpq.br/9572390067161871MONTEIRO, Vivian.MONTEIRO, V.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488SAÚDE, Conceição de Maria Costa.SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.SANTOS, Maria Aline da Conceição.2020-12-092021-04-07T21:20:40Z2021-04-072021-04-07T21:20:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T17:36:53Zoai:localhost:riufcg/17985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T17:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
Challenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study.
title Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
spellingShingle Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
SANTOS, Maria Aline da Conceição.
Surdos - ensino de língua inglesa
Educação de surdos
Educação especial - surdos
Ensino de língua inglesa para surdos
Surdez e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês escrito para surdos
Ensino de língua inglesa escrita - surdos
Abordagens de ensino - inglês
Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa
Deaf - English Language Teaching
Deaf education
Special Education - Deaf
English language teaching for the deaf
Deafness and foreign language learning
English written for the deaf
Teaching English Language Writing - Deaf People
Teaching approaches - English
Teaching and learning of deaf people - English language
Letras.
title_short Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
title_full Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
title_fullStr Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
title_sort Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
author SANTOS, Maria Aline da Conceição.
author_facet SANTOS, Maria Aline da Conceição.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.
ROLDÃO, M. M. G.
http://lattes.cnpq.br/9572390067161871
MONTEIRO, Vivian.
MONTEIRO, V.
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488
SAÚDE, Conceição de Maria Costa.
SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Maria Aline da Conceição.
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - ensino de língua inglesa
Educação de surdos
Educação especial - surdos
Ensino de língua inglesa para surdos
Surdez e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês escrito para surdos
Ensino de língua inglesa escrita - surdos
Abordagens de ensino - inglês
Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa
Deaf - English Language Teaching
Deaf education
Special Education - Deaf
English language teaching for the deaf
Deafness and foreign language learning
English written for the deaf
Teaching English Language Writing - Deaf People
Teaching approaches - English
Teaching and learning of deaf people - English language
Letras.
topic Surdos - ensino de língua inglesa
Educação de surdos
Educação especial - surdos
Ensino de língua inglesa para surdos
Surdez e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês escrito para surdos
Ensino de língua inglesa escrita - surdos
Abordagens de ensino - inglês
Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa
Deaf - English Language Teaching
Deaf education
Special Education - Deaf
English language teaching for the deaf
Deafness and foreign language learning
English written for the deaf
Teaching English Language Writing - Deaf People
Teaching approaches - English
Teaching and learning of deaf people - English language
Letras.
description O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
2021-04-07T21:20:40Z
2021-04-07
2021-04-07T21:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
identifier_str_mv SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744484552933376