Um estudo sobre a inserção dos surdos na pós-graduação e o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa como LE para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Monique Évellyn Ayabe Cardoso de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251566
Resumo: A educação de surdos tem sido um assunto cada vez mais debatido no Brasil. A ascensão desse tópico levou à conquista de direitos como o reconhecimento da Libras como língua (BRASIL, 2002) e o direito à educação bilíngue Libras-português (QUADROS, 1997; SKLIAR, 1998; BRASIL, 2021). Como consequência, o número de surdos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação também tem crescido exponencialmente (MEC, 2020). Paralelo a isso, a língua inglesa adquiriu o status de língua internacional, o que faz que pós-graduandos ouvintes e surdos precisem fazer uso da língua na pós-graduação (JENKINS, 2014; BERENT; CLYMER, 2007). Entretanto, ainda são escassos, no Brasil, os estudos que investigam o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos (BASTOS; HÜBNER, 2020). Ao contrário do que acontece em alguns países da Europa, como a Noruega, por exemplo (PRITCHARD, 2016), o Brasil não apresenta, em seus documentos oficiais, diretrizes que orientem o ensino de inglês para surdos, o que contribui para que esses alunos fiquem em desvantagem em relação aos estudantes ouvintes. Isso posto, temos como objetivo geral investigar quais são as principais dificuldades que alunos surdos matriculados no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa de uma universidade pública apresentam durante o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, enquanto nosso objetivo específico é investigar o tipo de suporte dado institucionalmente para esse público-alvo. Para atingir nossos objetivos, optamos por coletar dados por meio de instrumentos como questionários, entrevistas com os pós-graduandos surdos e com professoras do programa e documentos federais e da Unesp. Portanto, esta é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A partir dos dados obtidos, observamos que nenhum surdo participante da pesquisa tem proficiência em língua inglesa, mas que todos desejam aprender, o que é um indicativo de que é interessante que programas de pós-graduação invistam em ações que promovam o ensino dessa língua estrangeira a esse público. No que tange ao respaldo institucional, nota-se que a universidade está empenhada em se tornar mais acessível, mas que ainda não colocou em prática todas as ações previstas em seus documentos, como a formação continuada dos docentes e o apoio pedagógico aos alunos surdos.
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Paralelo a isso, a língua inglesa adquiriu o status de língua internacional, o que faz que pós-graduandos ouvintes e surdos precisem fazer uso da língua na pós-graduação (JENKINS, 2014; BERENT; CLYMER, 2007). Entretanto, ainda são escassos, no Brasil, os estudos que investigam o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos (BASTOS; HÜBNER, 2020). Ao contrário do que acontece em alguns países da Europa, como a Noruega, por exemplo (PRITCHARD, 2016), o Brasil não apresenta, em seus documentos oficiais, diretrizes que orientem o ensino de inglês para surdos, o que contribui para que esses alunos fiquem em desvantagem em relação aos estudantes ouvintes. Isso posto, temos como objetivo geral investigar quais são as principais dificuldades que alunos surdos matriculados no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa de uma universidade pública apresentam durante o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, enquanto nosso objetivo específico é investigar o tipo de suporte dado institucionalmente para esse público-alvo. Para atingir nossos objetivos, optamos por coletar dados por meio de instrumentos como questionários, entrevistas com os pós-graduandos surdos e com professoras do programa e documentos federais e da Unesp. Portanto, esta é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A partir dos dados obtidos, observamos que nenhum surdo participante da pesquisa tem proficiência em língua inglesa, mas que todos desejam aprender, o que é um indicativo de que é interessante que programas de pós-graduação invistam em ações que promovam o ensino dessa língua estrangeira a esse público. No que tange ao respaldo institucional, nota-se que a universidade está empenhada em se tornar mais acessível, mas que ainda não colocou em prática todas as ações previstas em seus documentos, como a formação continuada dos docentes e o apoio pedagógico aos alunos surdos.Deaf education has been an increasingly debated issue in Brazil. The growing awareness of this issue has led to the achievement of legislative changes such as the recognition of Libras (Brazilian Sign Language) as a language in Brazil (Brasil, 2002) and the right to Libras-Portuguese bilingual education (Quadros, 1997; Skliar, 1998; Brasil, 2021). As a result, the number of deaf people enrolled in undergraduate and graduate courses has also grown exponentially (MEC, 2020). At the same time, English has acquired the status of an international language, making it necessary for hearing and deaf graduates in graduate programs (Jenkins, 2014; Berent; Clymer, 2007). However, there are still few studies in Brazil that investigate the teaching-learning process of the English language for the deaf (Bastos; Hübner, 2020). Unlike some European countries such as Norway (Pritchard, 2016) Brazil does not present in its official documents guidelines that outline the teaching of English to the deaf, which creates an educational disadvantage compared to hearing students. Thus, our general objective is to investigate the main difficulties that deaf students enrolled in the Postgraduate Program in Linguistics and Portuguese at a public university have faced in the teaching-learning process of the English language, while our specific objective is to examine the type of support offered institutionally to this target audience. To achieve our aims, we collected data through questionnaires, interviews and federal and institutional documents. Therefore, this is a field research with a qualitative approach and applied nature. From the data obtained, we observed that none of the deaf participants have proficiency in English. Still, all of them wish to learn the language, an indication that it is within the interest of graduate programs to invest in actions that promote the teaching of English as a foreign language to this portion of the student body. With regard to institutional support, it is noticed that the university is committed to becoming more accessible, but it has not yet put into practice all the actions foreseen in its documents, such as the continuing education of professors and pedagogical support for deaf students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.627749/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]Siqueira, Monique Évellyn Ayabe Cardoso de2023-11-30T00:56:39Z2023-11-30T00:56:39Z2023-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:20:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251566Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:02:58.889279Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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