O uso da calculadora simples em sala de aula
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2956 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é apresentar uma ferramenta que todos possuem, que é fácil de carregar e que portanto tem alcance popular. Nas primeiras seções apresenta-se algumas operações matemáticas elementares executadas com uma calculadora simples. Começa-se por estudar a operação de divisão de inteiros e como encontrar o resto na calculadora, como operar com frações em uma calculadora e responder na forma de fração, como encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica ou ainda como extrair a raíz "n-ésima"de um número real. Para cada operação destas há a preocupação de se expôr também suas devidas aplicações e, quando necessário, de se realizar estudos matemáticos mais profundos como, por exemplo, no caso das congruências módulo m nas dízimas ou derivadas para raízes n-ésima. Em iterações com a adição, por exemplo, trabalha-se o uso adequado de algumas teclas para um procedimento rápido no estudo das progressões aritméticas, juro simples e funções polinomiais do 1o grau. Já na seção de iterações com o produto, propõe-se um estudo das progressões geométricas, funções exponenciais e juro composto. Iterando com as fórmulas de Maclaurin, veremos como é possível utilizar a calculadora simples para encontrar valores das funções trigonométricas circulares e hiperbólicas, bem como os valores dos logaritmos decimais e neperianos. Esse trabalho mostra ao leitor que pelo conhecimento matemático pode se otimizar a calculadora simples, responder questões que antes os cálculos ficariam apenas indicados, ganhar tempo nos cálculos e utilizar o tempo restante para melhor elaborar a estratégia de resolução, e demais vantagens que o leitor descobrirá. |
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Começa-se por estudar a operação de divisão de inteiros e como encontrar o resto na calculadora, como operar com frações em uma calculadora e responder na forma de fração, como encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica ou ainda como extrair a raíz "n-ésima"de um número real. Para cada operação destas há a preocupação de se expôr também suas devidas aplicações e, quando necessário, de se realizar estudos matemáticos mais profundos como, por exemplo, no caso das congruências módulo m nas dízimas ou derivadas para raízes n-ésima. Em iterações com a adição, por exemplo, trabalha-se o uso adequado de algumas teclas para um procedimento rápido no estudo das progressões aritméticas, juro simples e funções polinomiais do 1o grau. Já na seção de iterações com o produto, propõe-se um estudo das progressões geométricas, funções exponenciais e juro composto. Iterando com as fórmulas de Maclaurin, veremos como é possível utilizar a calculadora simples para encontrar valores das funções trigonométricas circulares e hiperbólicas, bem como os valores dos logaritmos decimais e neperianos. Esse trabalho mostra ao leitor que pelo conhecimento matemático pode se otimizar a calculadora simples, responder questões que antes os cálculos ficariam apenas indicados, ganhar tempo nos cálculos e utilizar o tempo restante para melhor elaborar a estratégia de resolução, e demais vantagens que o leitor descobrirá.Quero agradecer aos amigos, àqueles que o tempo separou mas as lembranças não, e de forma especial aos 29 novos amigos que o mestrado me proporcionou: Amanda, Viviane, Leozão, Hélio, Flávio, Carlos André, Fabão, Rogério, Marquinhos, Junior César, Paulo César, Edmaldo, Haniel, Simão, Leandro, Kadu, Frederico, Kariton, Marcão, Welington. Àqueles que foram além da amizade e se fizeram irmãos: Túlio, Robison, Alan, Hugo César, César Pereira, Leo Alcântara, Maradona, Eduardo Vasconcelos e Mateus. A esses devo meus reconhecimentos. A esses que leram ou ouviram com cuidado as primeiras versões, que opniram, corrigiram e criticaram, meus sinceros agradecimentos. Desejo agradecer de forma mais pessoal à minha família, pelo apoio incondicional, por me ouvirem mesmo quando nada entendiam. À Dagma e à Dalma pelas lições diárias de força e coragem; a minha esposa Juliana que conseguiu suportar a construção de um livro dentro de casa e por acreditar que eu conseguiria escrevê-lo. Meu maior agradecimento vai aos meus filhos: Priscila pelas horas ao telefone me ouvindo; Pedro, Mariana e Gabriel, pela correção ou reescrita de meu português, pelas brincadeiras, pelas partidas de futebol no vídeo game buscando aliviar meu cansaço, por me obrigarem a ir ao cinema ou por fazermos nada ao final dos meus dias de trabalho. Sem isto, e sem eles, eu não sobreviveria à escrita deste.Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-08-28T19:49:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Revisão Dilermano V Regis.PDF: 739794 bytes, checksum: d08c982161f7e5a51c6e06ede504f527 (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-28T19:49:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Revisão Dilermano V Regis.PDF: 739794 bytes, checksum: d08c982161f7e5a51c6e06ede504f527 (MD5) Previous issue date: 2013-04-11application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/6810/Revis%c3%a3o%20Dilermano%20V%20Regis.PDF.jpgporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em PROFMAT (RG)UFGBrasilInstituto de Matemática e Estatística - IME (RG)D´AMBROSIO, Ubiratan. O uso da calculadora. Disponível em: < www.ima.mat.br/ubi/pdf/uda006.pdf >. Acesso em: 05 julho. 2012. FANIZZI, Sueli. A calculadora como ferramenta de ampliação dos recursos de cálculo. Disponível em: < www.sbempaulista.org.br/epem/anais/ComunicacoesOrais%5Cco0001.doc >. Acesso em: 08 julho. 2012. GIROTTO, Márcia Ballestro. Calculadora: um artefato cultural e uma ferramenta no estudo e compreensão de questões sociais. Disponível em: < http : //ccet.ucs.br/eventos/outros/egem/cientificos/cc23.pdf. >. Acesso em: 02 agosto. 2012. MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Proposta de uso da calculadora em sala de aula. Disponível em: Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. < http : //www.entremeios.saobernardo.sp.gov.br. >. Acesso em 10 janeiro. 2013. SMOLE, Kátia Stocco; ISHIHARA, Cristiane Akemi; CHICA, Cristiane R. Usar ou não a calculadora na aula de matemática? Disponível em: < http : //www.mathema.com.br/mathema/resp/calculadora.html >. Acesso em: 7 agosto. 2012.6600717948137941247600600600-42687775123351520158398970785179857790http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessIteraçõesFerramenta matemáticaCalculadora simplesNon-scientific calculatorMathmatical toolIterationsMATEMATICA::MATEMATICA APLICADAO uso da calculadora simples em sala de aulaThe use of non-scientific calculator in classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/d19ba037-1f02-4c4a-b785-1aa99608d582/download232e528055260031f4e2af4136033daaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/82f51843-8520-4212-a06d-1fe7a41ce28b/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822117http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/ec0d26a1-8470-4fee-b3a6-bf95323c1a63/downloaddd6580d2d5007383f0e67b904850adc9MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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