O uso da calculadora na sala de aula: uma análise do livro didático adotado no município de Mari/PB
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13 |
Resumo: | Analisar as atividades apresentadas na Coleção de livros didáticos Matemática, de Edwaldo Bianchini, envolvendo o uso da calculadora, a luz das orientações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental (PCN) é o objetivo geral dessa pesquisa. As questões que suscitaram esse estudo são: Como estão apresentadas as atividades envolvendo a calculadora na coleção Matemática, uma das coleções adotadas nas escolas públicas do município de Mari/PB? As atividades propostas na coleção estão de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN? A forma como estão abordadas trazem contribuições facilitadoras para aprendizagem dos conteúdos abordados? Esse estudo é do tipo descritivo, de caráter exploratório, com análise de abordagem qualitativa. Utiliza como aporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1998), bem como os referenciais propostos por Ponte e Cebola (2008), Van de Walle (2009), Follador (2007), dentre outros. Como resultados, verificamos que a coleção apresenta poucas atividades que envolvem o uso da calculadora como recurso didático ou proposta didática. Dessa forma há conteúdos que não são abordados na coleção com o auxilio da calculadora, como sugere os PCN, é o caso dos números irracionais, da radiciação e tratamento de informação. Nesse sentido, em virtude das atividades relacionadas ao uso da calculadora na referida coleção serem poucas, abstendo-se inclusive em conteúdos sugeridos pelos PCN, sugerimos que os professores não se limitem ao livro didático e procure outras formas de abordar os conteúdos matemáticos com seus alunos, para que obtenha-se um ensino diferente, inovador e consequentemente uma aprendizagem interessante e significativa para os estudantes do ensino fundamental do município de Mari. |
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Utiliza como aporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental (BRASIL, 1998), bem como os referenciais propostos por Ponte e Cebola (2008), Van de Walle (2009), Follador (2007), dentre outros. Como resultados, verificamos que a coleção apresenta poucas atividades que envolvem o uso da calculadora como recurso didático ou proposta didática. Dessa forma há conteúdos que não são abordados na coleção com o auxilio da calculadora, como sugere os PCN, é o caso dos números irracionais, da radiciação e tratamento de informação. Nesse sentido, em virtude das atividades relacionadas ao uso da calculadora na referida coleção serem poucas, abstendo-se inclusive em conteúdos sugeridos pelos PCN, sugerimos que os professores não se limitem ao livro didático e procure outras formas de abordar os conteúdos matemáticos com seus alunos, para que obtenha-se um ensino diferente, inovador e consequentemente uma aprendizagem interessante e significativa para os estudantes do ensino fundamental do município de Mari.Analyze the activities presented in mathematics textbooks collection of Edwaldo Bianchini, involving the use of the calculator, the guidelines presented in the National Mathematics Curriculum for Elementary Education (NCP) is the overall goal of this research. The issues that gave rise to this study are: How are presented calculator activities involving the collection in mathematics, one of the collections taken in the public schools of Mari / PB? The activities proposed in the collection are in agreement with the proposals of the National Curriculum Parameters - NCP? The way they are addressed tobring contributions facilitate learning the content covered? This study is a descriptive, exploratory, qualitative approach to analysis. Used as theoretical support the National Curriculum for Elementary School Mathematics (BRAZIL, 1998), as well as the benchmarks proposed by Ponte & Cebola (2008), Van de Walle (2009), Follador (2007), among others. As a result we find that the collection has few activities that involve the use of the calculator as a teaching or didactic proposal. Thus there is content that is not addressed in the collection with the help of the calculator, as suggested by the NCP, is the case of irrational numbers, the radiciação and treatment information. In this sense, because of activities related to the use of the calculator in that collection are few, including refraining content suggested by the NCP, we suggest that teachers are not limited to textbook and look for other ways to address the mathematical content with their students, to obtain an education is different, and consequently an innovative learning interesting and meaningful for students of elementary school in the city of Mari.Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2012-08-09T12:27:52Z No. of bitstreams: 1 MJSP09082012.pdf: 764413 bytes, checksum: f531e6e18e450458cbca4e321cb51224 (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-09T12:27:52Z (GMT). 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