Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa , Victor Felipe Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
dARK ID: ark:/38995/0013000007zbh
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6218
Resumo: This research places itself as a study of video game media, through the game Dota 2, working on the rapprochement between game studies and communication studies. This work starts from the ideia that the study of media consolidates itself in the study of the transformations, new speed and deployment that the media imply to the life of the individuals, stipulating new ways of interaction and communication. Here we aim to explore which characteristics of video game media contributes and assists on the construction of communication dynamics through the community of the game. The work is divided in three moments, on the first we gather some concepts and ideas already discussed about communication, media, video games and communities; next we go to the description of the object of analysis, the game Dota 2, dissecting it in order to expose all its workable resources and characteristics; lastly, we go to the analysis of those elements utilizing the biases, concepts and methods gathered, with the intention that the discussion provides information about the paths and actions that the media has that stipulates the such dynamics.
id UFG-2_750f2209a1518a6141270e1a6db1a63b
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tede/6218
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling Christino , Danielhttp://lattes.cnpq.br/1395742383165403Nogueira, LisandroRocha, CleomarChristino, Danielhttp://lattes.cnpq.br/6347993927344428Pessoa , Victor Felipe Barbosa2016-09-16T11:24:33Z2016-08-09PESSOA, Victor. Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6218ark:/38995/0013000007zbhThis research places itself as a study of video game media, through the game Dota 2, working on the rapprochement between game studies and communication studies. This work starts from the ideia that the study of media consolidates itself in the study of the transformations, new speed and deployment that the media imply to the life of the individuals, stipulating new ways of interaction and communication. Here we aim to explore which characteristics of video game media contributes and assists on the construction of communication dynamics through the community of the game. The work is divided in three moments, on the first we gather some concepts and ideas already discussed about communication, media, video games and communities; next we go to the description of the object of analysis, the game Dota 2, dissecting it in order to expose all its workable resources and characteristics; lastly, we go to the analysis of those elements utilizing the biases, concepts and methods gathered, with the intention that the discussion provides information about the paths and actions that the media has that stipulates the such dynamics.Este trabalho se coloca como um estudo da mídia do videogame, através do game Dota 2, trabalhando na aproximação dos estudos sobre jogos e games com os estudos em comunicação. O trabalho parte da ideia de que o estudo das mídias se consolida no estudo das transformações, velocidades e desdobramentos que as mídias implicam à vida dos indivíduos, estipulando novas formas de interação e comunicação. Aqui, procura-se explorar quais características da mídia do videogame contribuem e auxiliam na construção de dinâmicas comunicacionais junto à comunidade do game. O trabalho é dividido em três momentos, onde primeiro se levantam os conceitos e ideias discutidos sobre comunicação, mídia, videogame e comunidade; em seguida parte-se para uma descrição do objeto de análise, o game Dota 2, dissecando-o com o intuito de expor todos seus recursos e características trabalháveis; por fim, parte-se para a análise de tais elementos se utilizando dos vieses, conceitos e metodologias levantados, com o intuito de que as discussões apresentadas forneçam informações sobre os caminhos e ações que a mídia possui para estipular tais dinâmicas.Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-09-16T11:24:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Victor Felipe Barbosa Pessoa - 2016.pdf: 4794886 bytes, checksum: d1dc624e04b07c27cd9d7bf53df90955 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-09-16T11:24:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Victor Felipe Barbosa Pessoa - 2016.pdf: 4794886 bytes, checksum: d1dc624e04b07c27cd9d7bf53df90955 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-16T11:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Victor Felipe Barbosa Pessoa - 2016.pdf: 4794886 bytes, checksum: d1dc624e04b07c27cd9d7bf53df90955 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-09application/pdfporUniversidade Federal de GoiásPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)UFGBrasilFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVideogameComunicaçãoComunidadeMídiaVideogameCommunicationCommunityMediaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOVideogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2Videogames and communication: communication dynamics on Dota 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-7949609749769452194600600600-3448915382621527388-4056021055502874573reponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1dc6284b-cac9-4ed3-8f8a-e7d8daacf267/downloadbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/619aaab1-9f2f-4540-97c7-57b4694b5419/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/488ee344-84c2-4059-ad63-46673b660dd2/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/30bb22a9-4daf-43fa-ae2f-73813ad9478a/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDissertação - Victor Felipe Barbosa Pessoa - 2016.pdfDissertação - Victor Felipe Barbosa Pessoa - 2016.pdfapplication/pdf4794886http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/39bd9d2b-c03e-4c3d-9dcc-784a4ec83aca/downloadd1dc624e04b07c27cd9d7bf53df90955MD55tede/62182016-09-16 08:24:33.341http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertoopen.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tede/6218http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2016-09-16T11:24:33Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)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
dc.title.por.fl_str_mv Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Videogames and communication: communication dynamics on Dota 2
title Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
spellingShingle Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
Pessoa , Victor Felipe Barbosa
Videogame
Comunicação
Comunidade
Mídia
Videogame
Communication
Community
Media
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
title_full Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
title_fullStr Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
title_full_unstemmed Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
title_sort Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2
author Pessoa , Victor Felipe Barbosa
author_facet Pessoa , Victor Felipe Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Christino , Daniel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1395742383165403
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nogueira, Lisandro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Cleomar
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Christino, Daniel
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6347993927344428
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa , Victor Felipe Barbosa
contributor_str_mv Christino , Daniel
Nogueira, Lisandro
Rocha, Cleomar
Christino, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Videogame
Comunicação
Comunidade
Mídia
topic Videogame
Comunicação
Comunidade
Mídia
Videogame
Communication
Community
Media
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Videogame
Communication
Community
Media
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research places itself as a study of video game media, through the game Dota 2, working on the rapprochement between game studies and communication studies. This work starts from the ideia that the study of media consolidates itself in the study of the transformations, new speed and deployment that the media imply to the life of the individuals, stipulating new ways of interaction and communication. Here we aim to explore which characteristics of video game media contributes and assists on the construction of communication dynamics through the community of the game. The work is divided in three moments, on the first we gather some concepts and ideas already discussed about communication, media, video games and communities; next we go to the description of the object of analysis, the game Dota 2, dissecting it in order to expose all its workable resources and characteristics; lastly, we go to the analysis of those elements utilizing the biases, concepts and methods gathered, with the intention that the discussion provides information about the paths and actions that the media has that stipulates the such dynamics.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-16T11:24:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESSOA, Victor. Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6218
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/38995/0013000007zbh
identifier_str_mv PESSOA, Victor. Videogames e comunicação: dinâmicas de comunicação no Dota 2. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
ark:/38995/0013000007zbh
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7949609749769452194
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -3448915382621527388
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/1dc6284b-cac9-4ed3-8f8a-e7d8daacf267/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/619aaab1-9f2f-4540-97c7-57b4694b5419/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/488ee344-84c2-4059-ad63-46673b660dd2/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/30bb22a9-4daf-43fa-ae2f-73813ad9478a/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/39bd9d2b-c03e-4c3d-9dcc-784a4ec83aca/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d1dc624e04b07c27cd9d7bf53df90955
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1815172594868944896