EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441 |
Resumo: | A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora. |
id |
UFG-3_0a778f4714ef52b0e3ca8d9fc4d9b306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28441 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTEEducação e mídiasSociedade da InformaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de Professores.A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2844110.5216/ia.v39i3.28441Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-5101981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441/17720Tavares Jr., FernandoScoton, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28441Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:35.456166Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
title |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE Tavares Jr., Fernando Educação e mídias Sociedade da Informação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de Professores. |
title_short |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
title_full |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
title_sort |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE |
author |
Tavares Jr., Fernando |
author_facet |
Tavares Jr., Fernando Scoton, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Scoton, Roberta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares Jr., Fernando Scoton, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e mídias Sociedade da Informação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de Professores. |
topic |
Educação e mídias Sociedade da Informação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de Professores. |
description |
A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441 10.5216/ia.v39i3.28441 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i3.28441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441/17720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762346856448 |