EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Jr., Fernando
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Scoton, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441
Resumo: A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.
id UFG-3_0a778f4714ef52b0e3ca8d9fc4d9b306
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28441
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTEEducação e mídiasSociedade da InformaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de Professores.A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.Faculdade de Educação (UFG)2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2844110.5216/ia.v39i3.28441Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-5101981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441/17720Tavares Jr., FernandoScoton, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-24T16:24:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28441Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:35.456166Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
title EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
spellingShingle EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
Tavares Jr., Fernando
Educação e mídias
Sociedade da Informação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de Professores.
title_short EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
title_full EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
title_fullStr EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
title_sort EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TIC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOCENTE
author Tavares Jr., Fernando
author_facet Tavares Jr., Fernando
Scoton, Roberta
author_role author
author2 Scoton, Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares Jr., Fernando
Scoton, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e mídias
Sociedade da Informação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de Professores.
topic Educação e mídias
Sociedade da Informação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de Professores.
description A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papeis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da Informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que “moderniza” o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441
10.5216/ia.v39i3.28441
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i3.28441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28441/17720
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 3 (2014): Educação, mídias e cultura; 493-510
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762346856448