As TIC e a inclusão: o desafio do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanofre, Darléia Machado Ziegler
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000hzmz
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009.
id UFSM_49f8f710230eee8bb1845b160e4b1841
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2431
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As TIC e a inclusão: o desafio do professorICT and inclusion – the challenge of teacherInclusãoTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Formação de professoresArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009.This article reflects on the use of ICT Information Technologies and Communication as allies in the process of inclusion of pupils with special educational needs. The research is characterized as descriptive, the case study. The subjects were ten teachers from a State School in Santa Maria, and the questionnaire was the research instrument used. The data were analyzed qualitatively and indicate the result that teachers recognize the potential offered by ICTs and their contribution to the learning of students with disabilities.Este artigo traz uma reflexão sobre o uso das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação – como aliadas no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se caracteriza como descritiva, do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram dez professores de uma Escola Estadual de Santa MariaRS, e o questionário foi o instrumento de pesquisa utilizado. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e apontam como resultado que os professores reconhecem as potencialidades oferecidas pelas TICs e sua contribuição na aprendizagem dos alunos com deficiência.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasSiluk, Ana Cláudia PavãoKanofre, Darléia Machado Ziegler2016-11-24T13:12:08Z2016-11-24T13:12:08Z2009-11-282009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431ark:/26339/001300000hzmzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-02T12:53:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-02T12:53:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As TIC e a inclusão: o desafio do professor
ICT and inclusion – the challenge of teacher
title As TIC e a inclusão: o desafio do professor
spellingShingle As TIC e a inclusão: o desafio do professor
Kanofre, Darléia Machado Ziegler
Inclusão
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Formação de professores
title_short As TIC e a inclusão: o desafio do professor
title_full As TIC e a inclusão: o desafio do professor
title_fullStr As TIC e a inclusão: o desafio do professor
title_full_unstemmed As TIC e a inclusão: o desafio do professor
title_sort As TIC e a inclusão: o desafio do professor
author Kanofre, Darléia Machado Ziegler
author_facet Kanofre, Darléia Machado Ziegler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanofre, Darléia Machado Ziegler
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Formação de professores
topic Inclusão
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Formação de professores
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-28
2009
2016-11-24T13:12:08Z
2016-11-24T13:12:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000hzmz
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431
identifier_str_mv ark:/26339/001300000hzmz
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612449754349568