As TIC e a inclusão: o desafio do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000hzmz |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009. |
id |
UFSM_49f8f710230eee8bb1845b160e4b1841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2431 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
As TIC e a inclusão: o desafio do professorICT and inclusion – the challenge of teacherInclusãoTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Formação de professoresArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009.This article reflects on the use of ICT Information Technologies and Communication as allies in the process of inclusion of pupils with special educational needs. The research is characterized as descriptive, the case study. The subjects were ten teachers from a State School in Santa Maria, and the questionnaire was the research instrument used. The data were analyzed qualitatively and indicate the result that teachers recognize the potential offered by ICTs and their contribution to the learning of students with disabilities.Este artigo traz uma reflexão sobre o uso das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação – como aliadas no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se caracteriza como descritiva, do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram dez professores de uma Escola Estadual de Santa MariaRS, e o questionário foi o instrumento de pesquisa utilizado. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e apontam como resultado que os professores reconhecem as potencialidades oferecidas pelas TICs e sua contribuição na aprendizagem dos alunos com deficiência.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasSiluk, Ana Cláudia PavãoKanofre, Darléia Machado Ziegler2016-11-24T13:12:08Z2016-11-24T13:12:08Z2009-11-282009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431ark:/26339/001300000hzmzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-02T12:53:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-02T12:53:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor ICT and inclusion – the challenge of teacher |
title |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor |
spellingShingle |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor Kanofre, Darléia Machado Ziegler Inclusão TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação de professores |
title_short |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor |
title_full |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor |
title_fullStr |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor |
title_full_unstemmed |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor |
title_sort |
As TIC e a inclusão: o desafio do professor |
author |
Kanofre, Darléia Machado Ziegler |
author_facet |
Kanofre, Darléia Machado Ziegler |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siluk, Ana Cláudia Pavão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanofre, Darléia Machado Ziegler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação de professores |
topic |
Inclusão TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação de professores |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, Brasil, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-28 2009 2016-11-24T13:12:08Z 2016-11-24T13:12:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000hzmz |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2431 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000hzmz |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612449754349568 |