ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.5216/ia.v46i1.64893 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química. |
id |
UFG-3_0ace76714bac8b965aea80500645d1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/64893 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
spelling |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOSEste artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6489310.5216/ia.v46i1.64893Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 1-16Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 1-16Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 1-161981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893/36539Copyright (c) 2021 Karla Suzi Furutani Toyama, Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Marcia Camilo Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessToyama, Karla Suzi FurutaniPrais, Jacqueline Lidiane de SouzaFigueiredo, Marcia Camilo 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/64893Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:58.716833Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
title |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
spellingShingle |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS Toyama, Karla Suzi Furutani Toyama, Karla Suzi Furutani |
title_short |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
title_full |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
title_fullStr |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
title_full_unstemmed |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
title_sort |
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS |
author |
Toyama, Karla Suzi Furutani |
author_facet |
Toyama, Karla Suzi Furutani Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Figueiredo, Marcia Camilo Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Figueiredo, Marcia Camilo |
author_role |
author |
author2 |
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Figueiredo, Marcia Camilo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Figueiredo, Marcia Camilo |
description |
Este artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893 10.5216/ia.v46i1.64893 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.64893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893/36539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 1-16 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 1-16 Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 1-16 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1822181504569049088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.64893 |