LITERATURA E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Augusto Moretti de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Kátia Rodrigues Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65124
Resumo: Este trabalho discute contribuições da literatura para o ensino de língua estrangeira, na formação e na atuação de professores, a partir de duas pesquisas: uma de Mestrado, que analisou duas coleções de livros didáticos para o ensino de língua espanhola; e um projeto docente que focou na atuação de graduandos em Letras/Espanhol durante seu estágio em um centro de línguas estrangeiras. As pesquisas se interseccionam pela perspectiva de que o texto literário pode contribuir significativamente para o ensino de línguas, uma vez que apresenta elementos linguísticos, culturais, sociais e históricos. As investigações pautaram-se na revisão bibliográfica sobre o ensino de espanhol/LE no Brasil e na pesquisa-ação qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013; THIOLLENT, 2011). Constatou-se que o amplo potencial da literatura ainda não é suficientemente explorado em sala de aula, assim como nos livros didáticos, que mantêm uma abordagem superficial e de caráter utilitarista, fator que corrobora a relevância dessa discussão.
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