LITERATURA E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65124 |
Resumo: | Este trabalho discute contribuições da literatura para o ensino de língua estrangeira, na formação e na atuação de professores, a partir de duas pesquisas: uma de Mestrado, que analisou duas coleções de livros didáticos para o ensino de língua espanhola; e um projeto docente que focou na atuação de graduandos em Letras/Espanhol durante seu estágio em um centro de línguas estrangeiras. As pesquisas se interseccionam pela perspectiva de que o texto literário pode contribuir significativamente para o ensino de línguas, uma vez que apresenta elementos linguísticos, culturais, sociais e históricos. As investigações pautaram-se na revisão bibliográfica sobre o ensino de espanhol/LE no Brasil e na pesquisa-ação qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013; THIOLLENT, 2011). Constatou-se que o amplo potencial da literatura ainda não é suficientemente explorado em sala de aula, assim como nos livros didáticos, que mantêm uma abordagem superficial e de caráter utilitarista, fator que corrobora a relevância dessa discussão. |
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LITERATURA E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVAEste trabalho discute contribuições da literatura para o ensino de língua estrangeira, na formação e na atuação de professores, a partir de duas pesquisas: uma de Mestrado, que analisou duas coleções de livros didáticos para o ensino de língua espanhola; e um projeto docente que focou na atuação de graduandos em Letras/Espanhol durante seu estágio em um centro de línguas estrangeiras. As pesquisas se interseccionam pela perspectiva de que o texto literário pode contribuir significativamente para o ensino de línguas, uma vez que apresenta elementos linguísticos, culturais, sociais e históricos. As investigações pautaram-se na revisão bibliográfica sobre o ensino de espanhol/LE no Brasil e na pesquisa-ação qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013; THIOLLENT, 2011). Constatou-se que o amplo potencial da literatura ainda não é suficientemente explorado em sala de aula, assim como nos livros didáticos, que mantêm uma abordagem superficial e de caráter utilitarista, fator que corrobora a relevância dessa discussão.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6512410.5216/ia.v46i1.65124Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 409-421Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 409-421Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 409-4211981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65124/36574Copyright (c) 2021 Augusto Moretti de Barros, Kátia Rodrigues Mello Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Augusto Moretti de Miranda, Kátia Rodrigues Mello 2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65124Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:59.651310Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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