RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Oliveira, Raquel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766
Resumo: The Resolution No. 09/69 of the Federal Council of Education established the compulsory Teaching Practice in the teacher education in the form of Student Teaching. Motivated by the commemoration of the 50th anniversary of its publication, we present a brief historical incursion of Teaching Practice and Student Teaching for teacher education, taking into account the school - university relationship as a contex, and as the challenges and achievements of this relationship have contributed to its resignification in terms of a partnership, considering the relational and formative demands of schools and of teacher education.
id UFG-3_1015d10a4454ef9f5345c8e148e3d854
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56766
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTASThe Resolution No. 09/69 of the Federal Council of Education established the compulsory Teaching Practice in the teacher education in the form of Student Teaching. Motivated by the commemoration of the 50th anniversary of its publication, we present a brief historical incursion of Teaching Practice and Student Teaching for teacher education, taking into account the school - university relationship as a contex, and as the challenges and achievements of this relationship have contributed to its resignification in terms of a partnership, considering the relational and formative demands of schools and of teacher education.La Resolución Nº 09/69 del Consejo Federal de Educación estableció como obligatoria la práctica docente en los cursos de pregrado, en forma de la Pasantía Supervisada. Motivados por la conmemoración del 50 aniversario de su publicación, presentamos una breve incursión histórica, sobre la realización de la Práctica de Enseñanza y de la Etapa Supervisada de formación de profesores, teniendo como contexto la relación escuela - universidad, y como desafíos y conquistas de esa relación, que se presentan por el tiempo han contribuido a su resignificación, en términos de una colaboración, al considerar demandas relacionales y formativas, tanto las de las escuelas y las de la formación de profesores.A Resolução nº 09/69 do Conselho Federal de Educação instituiu a obrigatoriedade da Prática de Ensino nas licenciaturas na forma de Estágio Supervisionado. Motivados pela comemoração dos 50 anos de sua publicação, apresentamos uma breve incursão histórica sobre a realização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado de formação de professores, tendo como contexto a relação escola-universidade, e como desafios e conquistas dessa relação, que se apresentam ao longo do tempo, têm contribuído para sua ressignificação, em termos de uma parceria, ao considerar demandas relacionais e formativas, tanto as das escolas como as da formação de professores.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5676610.5216/ia.v44i3.56766Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-6081981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766/34163Copyright (c) 2020 Raquel Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira, Raquel2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56766Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.716558Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
title RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
spellingShingle RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
Gomes de Oliveira, Raquel
title_short RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
title_full RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
title_fullStr RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
title_full_unstemmed RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
title_sort RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
author Gomes de Oliveira, Raquel
author_facet Gomes de Oliveira, Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Oliveira, Raquel
description The Resolution No. 09/69 of the Federal Council of Education established the compulsory Teaching Practice in the teacher education in the form of Student Teaching. Motivated by the commemoration of the 50th anniversary of its publication, we present a brief historical incursion of Teaching Practice and Student Teaching for teacher education, taking into account the school - university relationship as a contex, and as the challenges and achievements of this relationship have contributed to its resignification in terms of a partnership, considering the relational and formative demands of schools and of teacher education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766
10.5216/ia.v44i3.56766
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i3.56766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766/34163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raquel Gomes de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raquel Gomes de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763555864576