RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766 |
Resumo: | The Resolution No. 09/69 of the Federal Council of Education established the compulsory Teaching Practice in the teacher education in the form of Student Teaching. Motivated by the commemoration of the 50th anniversary of its publication, we present a brief historical incursion of Teaching Practice and Student Teaching for teacher education, taking into account the school - university relationship as a contex, and as the challenges and achievements of this relationship have contributed to its resignification in terms of a partnership, considering the relational and formative demands of schools and of teacher education. |
id |
UFG-3_1015d10a4454ef9f5345c8e148e3d854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56766 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTASThe Resolution No. 09/69 of the Federal Council of Education established the compulsory Teaching Practice in the teacher education in the form of Student Teaching. Motivated by the commemoration of the 50th anniversary of its publication, we present a brief historical incursion of Teaching Practice and Student Teaching for teacher education, taking into account the school - university relationship as a contex, and as the challenges and achievements of this relationship have contributed to its resignification in terms of a partnership, considering the relational and formative demands of schools and of teacher education.La Resolución Nº 09/69 del Consejo Federal de Educación estableció como obligatoria la práctica docente en los cursos de pregrado, en forma de la Pasantía Supervisada. Motivados por la conmemoración del 50 aniversario de su publicación, presentamos una breve incursión histórica, sobre la realización de la Práctica de Enseñanza y de la Etapa Supervisada de formación de profesores, teniendo como contexto la relación escuela - universidad, y como desafíos y conquistas de esa relación, que se presentan por el tiempo han contribuido a su resignificación, en términos de una colaboración, al considerar demandas relacionales y formativas, tanto las de las escuelas y las de la formación de profesores.A Resolução nº 09/69 do Conselho Federal de Educação instituiu a obrigatoriedade da Prática de Ensino nas licenciaturas na forma de Estágio Supervisionado. Motivados pela comemoração dos 50 anos de sua publicação, apresentamos uma breve incursão histórica sobre a realização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado de formação de professores, tendo como contexto a relação escola-universidade, e como desafios e conquistas dessa relação, que se apresentam ao longo do tempo, têm contribuído para sua ressignificação, em termos de uma parceria, ao considerar demandas relacionais e formativas, tanto as das escolas como as da formação de professores.Faculdade de Educação (UFG)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5676610.5216/ia.v44i3.56766Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-6081981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766/34163Copyright (c) 2020 Raquel Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira, Raquel2020-02-29T23:45:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56766Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.716558Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
title |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
spellingShingle |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS Gomes de Oliveira, Raquel |
title_short |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
title_full |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
title_fullStr |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
title_full_unstemmed |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
title_sort |
RESSIGNIFICANDO A RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE PELO TEMPO: DIFICULDADES, DESAFIOS E CONQUISTAS |
author |
Gomes de Oliveira, Raquel |
author_facet |
Gomes de Oliveira, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes de Oliveira, Raquel |
description |
The Resolution No. 09/69 of the Federal Council of Education established the compulsory Teaching Practice in the teacher education in the form of Student Teaching. Motivated by the commemoration of the 50th anniversary of its publication, we present a brief historical incursion of Teaching Practice and Student Teaching for teacher education, taking into account the school - university relationship as a contex, and as the challenges and achievements of this relationship have contributed to its resignification in terms of a partnership, considering the relational and formative demands of schools and of teacher education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766 10.5216/ia.v44i3.56766 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i3.56766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56766/34163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raquel Gomes de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raquel Gomes de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 3 (2019): Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo.; 593-608 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763555864576 |