POSSIBILIDADES DO BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26134 |
Resumo: | O foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria, RS. A coleta de dados foi feita através dos encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria “mal-estar” docente aparece inicialmente como algo externo, no qual os docentes sentiam-se vítimas sem terem sido sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões emergiu do grupo uma tomada de consciência na qual o sujeito foi se reconhecendo parte do processo em que se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da “cura” desse sentimento, cuja omissão, comprometeria saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial. |
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POSSIBILIDADES DO BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONALEstresseProfessorEnsinoBem-estarO foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria, RS. A coleta de dados foi feita através dos encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria “mal-estar” docente aparece inicialmente como algo externo, no qual os docentes sentiam-se vítimas sem terem sido sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões emergiu do grupo uma tomada de consciência na qual o sujeito foi se reconhecendo parte do processo em que se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da “cura” desse sentimento, cuja omissão, comprometeria saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial.Faculdade de Educação (UFG)2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2613410.5216/ia.v38i2.26134Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 457-468Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 457-468Revista Inter-Ação; v. 38 n. 2 (2013): Educação superior e globalização do conhecimento; 457-4681981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26134/15065Costella, SilvérioNoal, Ingrid KorkNaujorks, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-28T18:25:51Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26134Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:34.600625Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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