ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Santana, Maria Silvia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36491
Resumo: Neste artigo defendemos a tese de que o estudo teórico, mediado nas discussões entre os pares e na análise de situações práticas do cotidiano escolar, promove uma atuação docente mais consciente, no que se refere aos objetivos do ensino e às práticas que os materializam. Apresentamos a análise dos dados coletados por meio da pesquisa-ação desenvolvida junto a uma professora do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul, visando propor a efetivação da categoria de atividade conforme preconizada pela abordagem Histórico-Cultural. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma disposição psicológica amplamente favorável ao estudo teórico e à alteração da prática pedagógica, e para o surgimento do germe da Educação Desenvolvente nos alunos e na professora que participaram da Atividade de Estudo.
id UFG-3_3090c8efc329526e6e8ab0cd5005ea66
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36491
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICATeoria Histórico-Cultural. Ensino Desenvolvente. Prática Pedagógica. Pesquisa-ação.Neste artigo defendemos a tese de que o estudo teórico, mediado nas discussões entre os pares e na análise de situações práticas do cotidiano escolar, promove uma atuação docente mais consciente, no que se refere aos objetivos do ensino e às práticas que os materializam. Apresentamos a análise dos dados coletados por meio da pesquisa-ação desenvolvida junto a uma professora do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul, visando propor a efetivação da categoria de atividade conforme preconizada pela abordagem Histórico-Cultural. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma disposição psicológica amplamente favorável ao estudo teórico e à alteração da prática pedagógica, e para o surgimento do germe da Educação Desenvolvente nos alunos e na professora que participaram da Atividade de Estudo.Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3649110.5216/ia.v41i2.36491Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 441-462Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 441-462Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 441-4621981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36491/21437Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Santana, Maria Silvia2016-12-20T12:44:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36491Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:41.147279Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rosa Santana, Maria Silvia
Teoria Histórico-Cultural. Ensino Desenvolvente. Prática Pedagógica. Pesquisa-ação.
title_short ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Rosa Santana, Maria Silvia
author_facet Rosa Santana, Maria Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Santana, Maria Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Histórico-Cultural. Ensino Desenvolvente. Prática Pedagógica. Pesquisa-ação.
topic Teoria Histórico-Cultural. Ensino Desenvolvente. Prática Pedagógica. Pesquisa-ação.
description Neste artigo defendemos a tese de que o estudo teórico, mediado nas discussões entre os pares e na análise de situações práticas do cotidiano escolar, promove uma atuação docente mais consciente, no que se refere aos objetivos do ensino e às práticas que os materializam. Apresentamos a análise dos dados coletados por meio da pesquisa-ação desenvolvida junto a uma professora do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul, visando propor a efetivação da categoria de atividade conforme preconizada pela abordagem Histórico-Cultural. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma disposição psicológica amplamente favorável ao estudo teórico e à alteração da prática pedagógica, e para o surgimento do germe da Educação Desenvolvente nos alunos e na professora que participaram da Atividade de Estudo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36491
10.5216/ia.v41i2.36491
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36491
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i2.36491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36491/21437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 441-462
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 441-462
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 441-462
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762713858048