Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miller, Stela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304
Resumo: Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional.
id UEMG-2_8ca3197815813af897896fecd3b6f02f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1304
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributionsEducação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/130410.24934/eef.v21i33.1304Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 243-2622317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304/1619Copyright (c) 2018 Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Stela Millerinfo:eu-repo/semantics/openAccessClarindo, Cleber Barbosa da SilvaMiller, Stela2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1304Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
title Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
spellingShingle Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.
title_short Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
title_full Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
title_fullStr Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
title_full_unstemmed Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
title_sort Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
author Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
author_facet Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Miller, Stela
author_role author
author2 Miller, Stela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarindo, Cleber Barbosa da Silva
Miller, Stela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.
topic Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.
description Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304
10.24934/eef.v21i33.1304
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i33.1304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1304/1619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Stela Miller
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Stela Miller
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262
Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 243-262
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i33
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468986245120