SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes. |
id |
UFG-3_37da3670247ac43e1ac45106d23bffa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1335 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMERO presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/133510.5216/ia.v29i1.1335Journal Inter-Ação; Vol. 29 No. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143Revista Inter Ação; Vol. 29 Núm. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143Revista Inter-Ação; v. 29 n. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-1431981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335/1371Pereira da Silva, Flávia Maria Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T17:46:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1335Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:14.050701Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
title |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
spellingShingle |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER Pereira da Silva, Flávia Maria Soares |
title_short |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
title_full |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
title_fullStr |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
title_full_unstemmed |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
title_sort |
SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER |
author |
Pereira da Silva, Flávia Maria Soares |
author_facet |
Pereira da Silva, Flávia Maria Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Flávia Maria Soares |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335 10.5216/ia.v29i1.1335 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v29i1.1335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335/1371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 29 No. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143 Revista Inter Ação; Vol. 29 Núm. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143 Revista Inter-Ação; v. 29 n. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874760887238656 |