SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Flávia Maria Soares
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes.
id UFG-3_37da3670247ac43e1ac45106d23bffa7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1335
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMERO presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/133510.5216/ia.v29i1.1335Journal Inter-Ação; Vol. 29 No. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143Revista Inter Ação; Vol. 29 Núm. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143Revista Inter-Ação; v. 29 n. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-1431981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335/1371Pereira da Silva, Flávia Maria Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T17:46:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1335Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:14.050701Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
title SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
spellingShingle SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
Pereira da Silva, Flávia Maria Soares
title_short SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
title_full SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
title_fullStr SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
title_full_unstemmed SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
title_sort SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS BASEADAS NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
author Pereira da Silva, Flávia Maria Soares
author_facet Pereira da Silva, Flávia Maria Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Flávia Maria Soares
description O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre o processo de produção do conhecimento e sua relação com a investigação social que se centra na adoção de procedimentos empíricos. Para tanto, a teoria crítica da sociedade – e, com especial ênfase, as idéias defendidas por T. Adorno e M. Horkheimer – constitui a referência básica. Dessa forma, pretende-se evidenciar aspectos que expressem o desenvolvimento da racionalidade, o entrelaçamento entre esclarecimento e mito e as implicações deles decorrentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335
10.5216/ia.v29i1.1335
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335
identifier_str_mv 10.5216/ia.v29i1.1335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1335/1371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 29 No. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143
Revista Inter Ação; Vol. 29 Núm. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143
Revista Inter-Ação; v. 29 n. 1 (2004): Experiências pedagógicas; 131-143
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874760887238656