DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808 |
Resumo: | No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares. |
id |
UFG-3_3a447dfe7c6f6f4112dfaec0cba2dbc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48808 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBTGêneroEducaçãoSujeitos LGBTViolência.No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4880810.5216/ia.v42i3.48808Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-6731981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808/26068Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVigano, Samira de Moraes MaiaLaffin, Maria Hermínia Lage Fernandes2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48808Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:47.058251Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
title |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
spellingShingle |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT Vigano, Samira de Moraes Maia Gênero Educação Sujeitos LGBT Violência. |
title_short |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
title_full |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
title_fullStr |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
title_sort |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT |
author |
Vigano, Samira de Moraes Maia |
author_facet |
Vigano, Samira de Moraes Maia Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vigano, Samira de Moraes Maia Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Sujeitos LGBT Violência. |
topic |
Gênero Educação Sujeitos LGBT Violência. |
description |
No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808 10.5216/ia.v42i3.48808 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i3.48808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808/26068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763104976896 |