DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigano, Samira de Moraes Maia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808
Resumo: No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares.
id UFG-3_3a447dfe7c6f6f4112dfaec0cba2dbc8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48808
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBTGêneroEducaçãoSujeitos LGBTViolência.No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4880810.5216/ia.v42i3.48808Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-6731981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808/26068Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVigano, Samira de Moraes MaiaLaffin, Maria Hermínia Lage Fernandes2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48808Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:47.058251Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
title DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
spellingShingle DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
Vigano, Samira de Moraes Maia
Gênero
Educação
Sujeitos LGBT
Violência.
title_short DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
title_full DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
title_fullStr DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
title_full_unstemmed DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
title_sort DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT
author Vigano, Samira de Moraes Maia
author_facet Vigano, Samira de Moraes Maia
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
author_role author
author2 Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigano, Samira de Moraes Maia
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação
Sujeitos LGBT
Violência.
topic Gênero
Educação
Sujeitos LGBT
Violência.
description No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808
10.5216/ia.v42i3.48808
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i3.48808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808/26068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 656-673
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763104976896