Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: do Amaral Ribeiro, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792
Resumo: A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana.    
id UFG-3_3db71f35b509d3f674f2f1c5c1fed555
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50792
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana.    Faculdade de Educação (UFG)2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5079210.5216/ia.v43i1.50792Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-1281981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792/26319Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscotto do Amaral Ribeiro, Amélia do Amaral Ribeiro, Alexandre 2020-06-29T13:53:55Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50792Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:49.306219Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
title Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
spellingShingle Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia
title_short Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
title_full Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
title_fullStr Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
title_full_unstemmed Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
title_sort Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
author Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia
author_facet Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia
do Amaral Ribeiro, Alexandre
author_role author
author2 do Amaral Ribeiro, Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia
do Amaral Ribeiro, Alexandre
description A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792
10.5216/ia.v43i1.50792
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792
identifier_str_mv 10.5216/ia.v43i1.50792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792/26319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128
Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128
Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763452055552