Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792 |
Resumo: | A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana. |
id |
UFG-3_3db71f35b509d3f674f2f1c5c1fed555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50792 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana. Faculdade de Educação (UFG)2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5079210.5216/ia.v43i1.50792Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-1281981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792/26319Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscotto do Amaral Ribeiro, Amélia do Amaral Ribeiro, Alexandre 2020-06-29T13:53:55Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50792Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:49.306219Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
title |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
spellingShingle |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia |
title_short |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
title_full |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
title_fullStr |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
title_full_unstemmed |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
title_sort |
Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós" |
author |
Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia |
author_facet |
Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia do Amaral Ribeiro, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
do Amaral Ribeiro, Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia do Amaral Ribeiro, Alexandre |
description |
A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792 10.5216/ia.v43i1.50792 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v43i1.50792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792/26319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128 Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128 Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 109-128 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763452055552 |