Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13967 |
Resumo: | A figura do professor reveste-se de uma enorme complexidade. Ser professor é um processo que se desenvolve no tempo. Começando ainda antes da formação formal e prolongando- se ao longo da vida profissional, atravessa diferentes contextos, vive diversos dilemas e desenvolve conhecimento em vários domínios. O professor vai enfrentando (e resolvendo) situações de características únicas e cada vez mais exigentes, necessitando de mobilizar saberes especializados em múltiplas dimensões. De facto, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos temas matemáticos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve recorrer aos materiais didáticos mais adequados, deve refletir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade… |
id |
RCAP_33bca7f51b628ba459c9bdf75425b226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!ProfessorMatemáticaA figura do professor reveste-se de uma enorme complexidade. Ser professor é um processo que se desenvolve no tempo. Começando ainda antes da formação formal e prolongando- se ao longo da vida profissional, atravessa diferentes contextos, vive diversos dilemas e desenvolve conhecimento em vários domínios. O professor vai enfrentando (e resolvendo) situações de características únicas e cada vez mais exigentes, necessitando de mobilizar saberes especializados em múltiplas dimensões. De facto, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos temas matemáticos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve recorrer aos materiais didáticos mais adequados, deve refletir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade…Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2017-02-08T17:37:02Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13967porPires, Manuel Vara (2014). Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! Educação & Matemática: ISSN 0871-7222. 128, p. 10871-7222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:54.713077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
title |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
spellingShingle |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! Pires, Manuel Vara Professor Matemática |
title_short |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
title_full |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
title_fullStr |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
title_full_unstemmed |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
title_sort |
Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! |
author |
Pires, Manuel Vara |
author_facet |
Pires, Manuel Vara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Matemática |
topic |
Professor Matemática |
description |
A figura do professor reveste-se de uma enorme complexidade. Ser professor é um processo que se desenvolve no tempo. Começando ainda antes da formação formal e prolongando- se ao longo da vida profissional, atravessa diferentes contextos, vive diversos dilemas e desenvolve conhecimento em vários domínios. O professor vai enfrentando (e resolvendo) situações de características únicas e cada vez mais exigentes, necessitando de mobilizar saberes especializados em múltiplas dimensões. De facto, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos temas matemáticos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve recorrer aos materiais didáticos mais adequados, deve refletir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade… |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-02-08T17:37:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13967 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara (2014). Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! Educação & Matemática: ISSN 0871-7222. 128, p. 1 0871-7222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135285319041024 |