Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Manuel Vara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13967
Resumo: A figura do professor reveste-se de uma enorme complexidade. Ser professor é um processo que se desenvolve no tempo. Começando ainda antes da formação formal e prolongando- se ao longo da vida profissional, atravessa diferentes contextos, vive diversos dilemas e desenvolve conhecimento em vários domínios. O professor vai enfrentando (e resolvendo) situações de características únicas e cada vez mais exigentes, necessitando de mobilizar saberes especializados em múltiplas dimensões. De facto, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos temas matemáticos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve recorrer aos materiais didáticos mais adequados, deve refletir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade…
id RCAP_33bca7f51b628ba459c9bdf75425b226
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!ProfessorMatemáticaA figura do professor reveste-se de uma enorme complexidade. Ser professor é um processo que se desenvolve no tempo. Começando ainda antes da formação formal e prolongando- se ao longo da vida profissional, atravessa diferentes contextos, vive diversos dilemas e desenvolve conhecimento em vários domínios. O professor vai enfrentando (e resolvendo) situações de características únicas e cada vez mais exigentes, necessitando de mobilizar saberes especializados em múltiplas dimensões. De facto, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos temas matemáticos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve recorrer aos materiais didáticos mais adequados, deve refletir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade…Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2017-02-08T17:37:02Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13967porPires, Manuel Vara (2014). Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! Educação & Matemática: ISSN 0871-7222. 128, p. 10871-7222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:54.713077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
title Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
spellingShingle Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
Pires, Manuel Vara
Professor
Matemática
title_short Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
title_full Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
title_fullStr Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
title_full_unstemmed Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
title_sort Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!
author Pires, Manuel Vara
author_facet Pires, Manuel Vara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Manuel Vara
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Matemática
topic Professor
Matemática
description A figura do professor reveste-se de uma enorme complexidade. Ser professor é um processo que se desenvolve no tempo. Começando ainda antes da formação formal e prolongando- se ao longo da vida profissional, atravessa diferentes contextos, vive diversos dilemas e desenvolve conhecimento em vários domínios. O professor vai enfrentando (e resolvendo) situações de características únicas e cada vez mais exigentes, necessitando de mobilizar saberes especializados em múltiplas dimensões. De facto, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos temas matemáticos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve recorrer aos materiais didáticos mais adequados, deve refletir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade…
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-02-08T17:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13967
url http://hdl.handle.net/10198/13967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Manuel Vara (2014). Aprender a “ser professor”: por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre! Educação & Matemática: ISSN 0871-7222. 128, p. 1
0871-7222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135285319041024