O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48981 |
Resumo: | Este artigo apresenta a questão LGBT e suas demandas à educação como tema central. Objetiva apontar as ausências, assim como as presenças de temas relacionados a gênero no campo educacional que são caros e objeto de disputa à cidadania LGBT. Traz a experiência de pesquisa realizada em cinco municípios do Agreste Pernambuco na tentativa de identificar tais ausências e presenças. Adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, e como estratégia de coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas e formulários. Os resultados apontam para o alinhamento das experiências escolares às nossas premissas teóricas no que diz respeito às políticas educacionais, práticas escolares e representação docente; mas fazem emergir informações importantes e originais nascidas das particularidades de cada contexto analisado. |
id |
UFG-3_4083e430ca5698f706d04b4aba9e5793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48981 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLAEscola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBTEste artigo apresenta a questão LGBT e suas demandas à educação como tema central. Objetiva apontar as ausências, assim como as presenças de temas relacionados a gênero no campo educacional que são caros e objeto de disputa à cidadania LGBT. Traz a experiência de pesquisa realizada em cinco municípios do Agreste Pernambuco na tentativa de identificar tais ausências e presenças. Adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, e como estratégia de coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas e formulários. Os resultados apontam para o alinhamento das experiências escolares às nossas premissas teóricas no que diz respeito às políticas educacionais, práticas escolares e representação docente; mas fazem emergir informações importantes e originais nascidas das particularidades de cada contexto analisado.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4898110.5216/ia.v42i3.48981Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 590-607Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 590-607Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 590-6071981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48981/25656Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rafael LimaLage, Allene Carvalho2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48981Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:48.664907Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
title |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
spellingShingle |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA Vieira, Rafael Lima Escola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBT |
title_short |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
title_full |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
title_fullStr |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
title_sort |
O GÊNERO EM DISPUTA: AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA DEMANDA LGBT NA ESCOLA |
author |
Vieira, Rafael Lima |
author_facet |
Vieira, Rafael Lima Lage, Allene Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lage, Allene Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Rafael Lima Lage, Allene Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBT |
topic |
Escola. Gênero. Disputas políticas. Invisibilidade e representação LGBT |
description |
Este artigo apresenta a questão LGBT e suas demandas à educação como tema central. Objetiva apontar as ausências, assim como as presenças de temas relacionados a gênero no campo educacional que são caros e objeto de disputa à cidadania LGBT. Traz a experiência de pesquisa realizada em cinco municípios do Agreste Pernambuco na tentativa de identificar tais ausências e presenças. Adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, e como estratégia de coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas e formulários. Os resultados apontam para o alinhamento das experiências escolares às nossas premissas teóricas no que diz respeito às políticas educacionais, práticas escolares e representação docente; mas fazem emergir informações importantes e originais nascidas das particularidades de cada contexto analisado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48981 10.5216/ia.v42i3.48981 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48981 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i3.48981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48981/25656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 590-607 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 590-607 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 590-607 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763139579904 |