PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles Ramos, Moacyr
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos Santoro, Ana Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076
Resumo: O presente artigo apresenta uma breve reflexão acerca do pensamento de Paulo Freire, tendo como pano de fundo os debates que se travam sobre ele no contexto do Movimento Escola Sem Partido. Além disso, apresentamos documentos da ditadura militar que exemplificam a forma como o pensamento freireano era perseguido na época. Trata-se de uma análise que faz uso de fontes primárias e secundárias. Constatamos que apesar de vivermos em momentos históricos distintos, as estratégias de perseguição parecem similares, sempre associando o pensamento de Paulo Freire a processos de doutrinação ideológica de esquerda. Na realidade, no pensamento freireano, a transferência/imposição de conhecimentos por parte dos professores não encontra abrigo, pois, para ele esta é a educação é bancária. 
id UFG-3_47663e47d47c7f6a69e826609c1b2f6b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44076
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDOPaulo FreireEscola sem partidoDitadura militarDoutrinaçãoO presente artigo apresenta uma breve reflexão acerca do pensamento de Paulo Freire, tendo como pano de fundo os debates que se travam sobre ele no contexto do Movimento Escola Sem Partido. Além disso, apresentamos documentos da ditadura militar que exemplificam a forma como o pensamento freireano era perseguido na época. Trata-se de uma análise que faz uso de fontes primárias e secundárias. Constatamos que apesar de vivermos em momentos históricos distintos, as estratégias de perseguição parecem similares, sempre associando o pensamento de Paulo Freire a processos de doutrinação ideológica de esquerda. Na realidade, no pensamento freireano, a transferência/imposição de conhecimentos por parte dos professores não encontra abrigo, pois, para ele esta é a educação é bancária. Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4407610.5216/ia.v42i1.44076Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 140-158Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 140-158Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 140-1581981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076/23211Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalles Ramos, Moacyrdos Santos Santoro, Ana Cecília2017-06-12T17:53:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44076Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:45.367810Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
title PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
spellingShingle PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
Salles Ramos, Moacyr
Paulo Freire
Escola sem partido
Ditadura militar
Doutrinação
title_short PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
title_full PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
title_fullStr PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
title_full_unstemmed PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
title_sort PENSAMENTO FREIREANO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO
author Salles Ramos, Moacyr
author_facet Salles Ramos, Moacyr
dos Santos Santoro, Ana Cecília
author_role author
author2 dos Santos Santoro, Ana Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles Ramos, Moacyr
dos Santos Santoro, Ana Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Escola sem partido
Ditadura militar
Doutrinação
topic Paulo Freire
Escola sem partido
Ditadura militar
Doutrinação
description O presente artigo apresenta uma breve reflexão acerca do pensamento de Paulo Freire, tendo como pano de fundo os debates que se travam sobre ele no contexto do Movimento Escola Sem Partido. Além disso, apresentamos documentos da ditadura militar que exemplificam a forma como o pensamento freireano era perseguido na época. Trata-se de uma análise que faz uso de fontes primárias e secundárias. Constatamos que apesar de vivermos em momentos históricos distintos, as estratégias de perseguição parecem similares, sempre associando o pensamento de Paulo Freire a processos de doutrinação ideológica de esquerda. Na realidade, no pensamento freireano, a transferência/imposição de conhecimentos por parte dos professores não encontra abrigo, pois, para ele esta é a educação é bancária. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076
10.5216/ia.v42i1.44076
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i1.44076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076/23211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 140-158
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 140-158
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 140-158
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763067228160