LEIGOS E CATÓLICOS EM DISPUTA PELA ESCOLA NOVA NO BRASIL NA DÉCADA DE 1930
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55854 |
Resumo: | No Brasil, as ideias da Escola Nova foram apresentadas como propícias a um país moderno. Contudo, o que se entendia por Escola Nova? Na configuração da Escola Nova, dois grupos ganharam nitidez: o dos intelectuais com uma postura leiga face à sociedade e o dos intelectuais ligados à Igreja Católica. Duas obras de formação pedagógica, de 1932, são exemplares das divergências políticas em disputa. No atual trabalho, será abordada a concepção de Escola Nova leiga contida no livro Escola Moderna, de Maria dos Reis Campos. A concepção católica será tratada com o livro A Escola Nova, de Jonathas Serrano. A metodologia utilizada foi a de análise documental dos dois livros a serem abordados. O objetivo do trabalho foi de propiciar a compreensão do contexto histórico quando das divergências intelectuais e institucionais sobre a conceituação de Escola Nova no Brasil da década de 1930. |
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LEIGOS E CATÓLICOS EM DISPUTA PELA ESCOLA NOVA NO BRASIL NA DÉCADA DE 1930No Brasil, as ideias da Escola Nova foram apresentadas como propícias a um país moderno. Contudo, o que se entendia por Escola Nova? Na configuração da Escola Nova, dois grupos ganharam nitidez: o dos intelectuais com uma postura leiga face à sociedade e o dos intelectuais ligados à Igreja Católica. Duas obras de formação pedagógica, de 1932, são exemplares das divergências políticas em disputa. No atual trabalho, será abordada a concepção de Escola Nova leiga contida no livro Escola Moderna, de Maria dos Reis Campos. A concepção católica será tratada com o livro A Escola Nova, de Jonathas Serrano. A metodologia utilizada foi a de análise documental dos dois livros a serem abordados. O objetivo do trabalho foi de propiciar a compreensão do contexto histórico quando das divergências intelectuais e institucionais sobre a conceituação de Escola Nova no Brasil da década de 1930.Faculdade de Educação (UFG)2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5585410.5216/ia.v44i2.55854Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 276-293Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 276-293Revista Inter-Ação; v. 44 n. 2 (2019): Dossiê Religião e Estado: confrontos na História da Educação; 276-2931981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55854/33473Copyright (c) 2019 Macioniro Celeste Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCeleste Filho, Macioniro2020-03-01T15:28:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55854Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.285578Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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