MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA

Bibliographic Details
Main Author: Bellochio, Cláudia Ribeiro
Publication Date: 2014
Other Authors: Pacheco, Eduardo Guedes
Format: Article
Language: por
Source: Inter-ação (Goiânia. Online)
Download full: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29510
Summary: Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são discutidas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a Infância, com a Educação e não menos importante, com a Arte?  Questões como estas conduzem a elaboração deste ensaio, o qual tem como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola e formação e práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
id UFG-3_5b060a71ad410290be6f7433f2c31094
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29510
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIAEducação Básica. Música(s). Pedagogia. Unidocência.Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são discutidas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a Infância, com a Educação e não menos importante, com a Arte?  Questões como estas conduzem a elaboração deste ensaio, o qual tem como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola e formação e práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.Faculdade de Educação (UFG)2014-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2951010.5216/ia.v39i1.29510Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 1 (2014): Arte e educação; 39-54Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Arte e educação; 39-54Revista Inter-Ação; v. 39 n. 1 (2014): Arte e educação; 39-541981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29510/16369Bellochio, Cláudia RibeiroPacheco, Eduardo Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:34:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/29510Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:37.500284Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
title MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
spellingShingle MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Educação Básica. Música(s). Pedagogia. Unidocência.
title_short MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
title_full MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
title_fullStr MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
title_full_unstemmed MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
title_sort MÚSICA(S) E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSANDO PROCESSOS FORMATIVOS E AÇÕES PROFISSIONAIS NA UNIDOCÊNCIA
author Bellochio, Cláudia Ribeiro
author_facet Bellochio, Cláudia Ribeiro
Pacheco, Eduardo Guedes
author_role author
author2 Pacheco, Eduardo Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellochio, Cláudia Ribeiro
Pacheco, Eduardo Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica. Música(s). Pedagogia. Unidocência.
topic Educação Básica. Música(s). Pedagogia. Unidocência.
description Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são discutidas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a Infância, com a Educação e não menos importante, com a Arte?  Questões como estas conduzem a elaboração deste ensaio, o qual tem como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola e formação e práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29510
10.5216/ia.v39i1.29510
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29510
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i1.29510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/29510/16369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 1 (2014): Arte e educação; 39-54
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Arte e educação; 39-54
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 1 (2014): Arte e educação; 39-54
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762637312000