MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7584 |
Resumo: | O tema da educação musical na formação de professores não especialistas em Música, sobretudo em cursos de Pedagogia, associado aos modos de ação profissional unidocente, tem sido objeto de investigações de pesquisadores das áreas da Música e Educação, tanto no contexto nacional quanto internacional. Considera-se que a natureza do trabalho do professor que atua nos primeiros anos de escolarização é construída pela unidocência, a qual é complexa e agrega diferentes áreas para a potencialização do desenvolvimento dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir a unidocência e apresentar algumas compreensões com relação à formação e às práticas docentes desses professores. Para tanto, fazemos uma revisão de pesquisas que versam sobre a formação musical nos cursos de Pedagogia e, posteriormente, apresentamos parte de uma pesquisa, com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre seus modos de ser unidocente e a presença da Música em suas práticas docentes. Os resultados indicam que a educação musical está presente, com diferentes potencialidades, mas também limitações, na formação e nas práticas educativas de unidocentes. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento das investigações, pensando na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática pedagógica do professor unidocente. |
id |
UNEB-3_9f73c28631aa1255799ea16764ea0650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7584 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIAEducação musicalPedagogiaUnidocênciaFormação de professoresO tema da educação musical na formação de professores não especialistas em Música, sobretudo em cursos de Pedagogia, associado aos modos de ação profissional unidocente, tem sido objeto de investigações de pesquisadores das áreas da Música e Educação, tanto no contexto nacional quanto internacional. Considera-se que a natureza do trabalho do professor que atua nos primeiros anos de escolarização é construída pela unidocência, a qual é complexa e agrega diferentes áreas para a potencialização do desenvolvimento dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir a unidocência e apresentar algumas compreensões com relação à formação e às práticas docentes desses professores. Para tanto, fazemos uma revisão de pesquisas que versam sobre a formação musical nos cursos de Pedagogia e, posteriormente, apresentamos parte de uma pesquisa, com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre seus modos de ser unidocente e a presença da Música em suas práticas docentes. Os resultados indicam que a educação musical está presente, com diferentes potencialidades, mas também limitações, na formação e nas práticas educativas de unidocentes. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento das investigações, pensando na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática pedagógica do professor unidocente.UNEB2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/758410.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 205-2212358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n48reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7584/4922Copyright (c) 2019 Cláudia Ribeiro Bellochio, Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessBellochio, Cláudia RibeiroWeber, VanessaSouza, Zelmielen Adornes de2023-04-18T00:36:02Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7584Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:36:02Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
title |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
spellingShingle |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA Bellochio, Cláudia Ribeiro Educação musical Pedagogia Unidocência Formação de professores |
title_short |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
title_full |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
title_fullStr |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
title_full_unstemmed |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
title_sort |
MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA |
author |
Bellochio, Cláudia Ribeiro |
author_facet |
Bellochio, Cláudia Ribeiro Weber, Vanessa Souza, Zelmielen Adornes de |
author_role |
author |
author2 |
Weber, Vanessa Souza, Zelmielen Adornes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellochio, Cláudia Ribeiro Weber, Vanessa Souza, Zelmielen Adornes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Pedagogia Unidocência Formação de professores |
topic |
Educação musical Pedagogia Unidocência Formação de professores |
description |
O tema da educação musical na formação de professores não especialistas em Música, sobretudo em cursos de Pedagogia, associado aos modos de ação profissional unidocente, tem sido objeto de investigações de pesquisadores das áreas da Música e Educação, tanto no contexto nacional quanto internacional. Considera-se que a natureza do trabalho do professor que atua nos primeiros anos de escolarização é construída pela unidocência, a qual é complexa e agrega diferentes áreas para a potencialização do desenvolvimento dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir a unidocência e apresentar algumas compreensões com relação à formação e às práticas docentes desses professores. Para tanto, fazemos uma revisão de pesquisas que versam sobre a formação musical nos cursos de Pedagogia e, posteriormente, apresentamos parte de uma pesquisa, com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre seus modos de ser unidocente e a presença da Música em suas práticas docentes. Os resultados indicam que a educação musical está presente, com diferentes potencialidades, mas também limitações, na formação e nas práticas educativas de unidocentes. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento das investigações, pensando na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática pedagógica do professor unidocente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7584 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7584 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7584/4922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cláudia Ribeiro Bellochio, Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cláudia Ribeiro Bellochio, Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 205-221 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957163560960 |