DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores. |
id |
URI-1_d31f21afe88a4452030ee8fe29224b34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/2566 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃOLiteratura; Literatura Infantil; Ensino de LiteraturaLiteratura Infantil; Livro de Imagem; Formação de ProfessoraLiteratura Infantil; Livro de Imagem; Formação de ProfessoresEste trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores.Editora URI - Frederico WestphCAPESUniversidade Federal de Santa CatarinaPozzobon Spengler, Maria LauraSantana Dias Debus, Eliane2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-228Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-2281982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566/2293Direitos autorais 2017 Maria Laura Pozzobon Spengler, ELIANE SANTANA DIAS DEBUSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2566Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
title |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
spellingShingle |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO Pozzobon Spengler, Maria Laura Literatura; Literatura Infantil; Ensino de Literatura Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professores |
title_short |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
title_full |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
title_fullStr |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
title_sort |
DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO |
author |
Pozzobon Spengler, Maria Laura |
author_facet |
Pozzobon Spengler, Maria Laura Santana Dias Debus, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Santana Dias Debus, Eliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozzobon Spengler, Maria Laura Santana Dias Debus, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; Literatura Infantil; Ensino de Literatura Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professores |
topic |
Literatura; Literatura Infantil; Ensino de Literatura Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professores |
description |
Este trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566/2293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Maria Laura Pozzobon Spengler, ELIANE SANTANA DIAS DEBUS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Maria Laura Pozzobon Spengler, ELIANE SANTANA DIAS DEBUS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-228 Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-228 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253553784455168 |