DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzobon Spengler, Maria Laura
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santana Dias Debus, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566
Resumo: Este trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores.
id URI-1_d31f21afe88a4452030ee8fe29224b34
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2566
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃOLiteratura; Literatura Infantil; Ensino de LiteraturaLiteratura Infantil; Livro de Imagem; Formação de ProfessoraLiteratura Infantil; Livro de Imagem; Formação de ProfessoresEste trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores.Editora URI - Frederico WestphCAPESUniversidade Federal de Santa CatarinaPozzobon Spengler, Maria LauraSantana Dias Debus, Eliane2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-228Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-2281982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566/2293Direitos autorais 2017 Maria Laura Pozzobon Spengler, ELIANE SANTANA DIAS DEBUSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2566Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
title DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
spellingShingle DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
Pozzobon Spengler, Maria Laura
Literatura; Literatura Infantil; Ensino de Literatura
Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora
Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professores
title_short DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
title_full DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
title_fullStr DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
title_sort DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
author Pozzobon Spengler, Maria Laura
author_facet Pozzobon Spengler, Maria Laura
Santana Dias Debus, Eliane
author_role author
author2 Santana Dias Debus, Eliane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzobon Spengler, Maria Laura
Santana Dias Debus, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Literatura Infantil; Ensino de Literatura
Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora
Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professores
topic Literatura; Literatura Infantil; Ensino de Literatura
Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora
Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professores
description Este trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2566/2293
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Maria Laura Pozzobon Spengler, ELIANE SANTANA DIAS DEBUS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Maria Laura Pozzobon Spengler, ELIANE SANTANA DIAS DEBUS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-228
Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 214-228
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329484865175552